O delegado geral Rilmar Firmino concedeu a entrevista junto com o secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal da Segup, Cláudio Galeno; do promotor de Justiça Domingos Sávio Campos, do MPE; do delegado Roberto Teixeira, diretor de Polícia Metropolitana; da delegada Daniela Santos, diretora da Seccional Urbana do Paar e responsável pelo inquérito que apura o crime, e do coronel Roberto Campos, comandante de Policiamento da Capital.
Durante a entrevista foi exibido um vídeo obtido durante as investigações. As imagens mostram momentos após o baleamento de Ronald Thyego Pessoa Cunha, 25 anos, integrante da Torcida Uniformizada Terror Bicolor (TUTB), do Paysandu. Ele foi atingido na cabeça por dois integrantes da Torcida Pavilhão 6, do Remo. O vídeo mostra ainda o momento em que a vítima era socorrida e a chegada de uma viatura da Polícia Militar ao local do crime. “As imagens estavam sendo repassadas entre membros de grupos de torcedores, que comemoravam e se vangloriavam pela morte do rival”, explicou Cláudio Galeno.
Segundo a delegada Daniela Santos, dois homens em uma moto atiraram contra Ronald. Outras pessoas, segundo apurou a Polícial Civil, também chegaram a ser baleadas no mesmo dia e local. As vítimas foram levadas ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, onde Ronald morreu. No decorrer das investigações, a delegada localizou a mãe de um adolescente de 17 anos, também acusado de envolvimento no crime. À delegada, a mãe disse que o filho havia contando sobre sua participação no homicídio, junto com Marcelo Leal.
Flagrante - A delegada descobriu ainda que Marcelo Leal já estava desde o domingo passado na Central de Triagem da Cidade Nova, em Ananindeua, após ter sido preso em flagrante, por policiais militares, com uma arma de fogo ilegal. Ele foi apresentado na unidade policial para responder por porte ilegal de arma. Nesta terça-feira, o adolescente foi localizado em Ananindeua, onde, em depoimento à delegada, admitiu envolvimento no crime, mas alega que o tiro foi deflagrado por Marcelo. Este, porém, afirmou que o autor do disparo foi o adolescente.
A arma encontrada com Marcelo, já apreendida no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, passará por perícia de microcomparação balística, para verificar se foi a mesma usada no homicídio. O promotor de Justiça Domingos Sávio destacou a atuação das polícias Civil e Militar no combate a criminosos infiltrados em torcidas organizadas. Ao classificar como “lamentáveis” e “chocantes” as cenas exibidas no vídeo, o delegado geral disse que as polícias se empenharão ainda mais para combater os crimes cometidos por grupos de torcedores rivais em 2013.
(Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar