Quatro armas e dezenas de munições foram apreendidas durante operação realizada na zona rural de Placas, oeste paraense. A apreensão realizada nesta quinta-feira (5), teve comando do delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, que contou com policiais civis e militares. A ação policial ocorreu na comunidade Sombra Santa, às margens do Rio Curuaúna, localizada na fronteira com Santarém.
Na operação, foi preso em flagrante o vaqueiro Hildebrando Ferreira de Carvalho, 31 anos, natural de Pedreira, no Maranhão. Ele vai responder por crimes de porte e posse irregular de arma de fogo e de munições. Os policiais entraram na estrada conhecida como Vicinal do Km 140, na área de invasão Gleba do Léo, em Sombra Santa, após investigações e levantamentos feitos para apurar denúncia de porte e posse de armas na região.
O vaqueiro, ao ser abordado, tentou reagir à prisão, sacando contra os policiais um revólver calibre 38, mas acabou rendido.
Os policiais fizeram revista na casa do preso e ali encontraram quatro armas de fogo (duas espingardas calibres 16 e 28; um Rifle calibre 22 com sete munições intactas tipo ponta oca e uma arma caseira calibre 20 municiada e intacta); dez cápsulas deflagradas de munição calibre 22; oito munições deflagradas de calibre 38; 21 cartuchos de calibre 16 deflagrados; quatro munições de calibre 28 deflagradas; três munições deflagradas de calibre 20; duas munições intactas carregadas artesanalmente de calibre 28 e uma munição carregada artesanalmente de calibre 16. Tudo será encaminhado para perícia.
Segundo o delegado, as investigações tiveram início após denúncias de moradores locais sobre disparos constantes com armas de fogo, ameaças e espancamentos de pessoas vítimas do vaqueiro. “Ele costumava andar armado naquela redondeza causando medo aos colonos”, explica o delegado.
Ao ser ouvido em interrogatório, Hildebrando Carvalho negou as denúncia. Ele alega que andava armado por causa da existência de onças que costumam atacar o gado e outras criações de animais na região. De acordo com delegado Ariosnaldo, o procedimento de flagrante já foi comunicado ao fórum de Uruará para apreciação e julgamento da autoridade judiciária.
(DOL com informações da Polícia Civil)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar