As Polícias Civil e Militar realizam desde a madrugada desta terça-feira (3) uma operação que busca cumprir cerca de 100 mandados de prisão na Região Metropolitana de Belém. Batizada de Xeque-Mate, a ação objetiva dar andamento aos processos em aberto nas delegacias da Grande Belém.

De acordo com balanço divulgado pela Polícia Civil, na tarde desta terça-feira (03), mais de 30 mandados já haviam sido cumpridos. Todos os presos foram conduzidos primeiramente para as Delegacias e Seccionais, de Belém e Região Metropolitana, e depois apresentados na Delegacia-Geral, em Belém, para serem periciados e em seguida ficarem recolhidos à disposição da Justiça.

(Foto: Divulgação/Agência Pará)

Dentre os presos, seis foram capturados no bairro da Terra-Firme, onde respondem processos por roubo e tráfico de drogas, segundo explica o delegado Victor Manfrini, diretor da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP), do bairro. 

O delegado Cláudio Galeno, diretor de Polícia Metropolitana, explica que, além de cumprir os mandados judiciais, a operação teve por objetivo levar mais segurança à população. Ele detalha que foram levantados os mandados de prisão ainda pendentes de cumprimento, entre mandados de prisão preventiva, prisão temporária, recaptura e mandados por condenação judicial. Com apoio da Polinter (Delegacia Interestadual de Buscas e Capturas), a operação contou com um levantamento das ordens judiciais de processos julgados outros ainda em tramitação que ainda estavam pendentes.

(Foto: Divulgação/Agência Pará)

Diante disso, os mandados foram repassados às Delegacias e Seccionais de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, para cumprimento. Os policiais cumprem diversos tipos de mandados, como de recaptura e prisão preventiva, contra acusados de diversos crimes, roubos, estupro, estelionato, violência doméstica e apropriação indébita. 

(DOL com informações de Amaury Silveira/Diário do Pará e Polícia Civil)

MAIS ACESSADAS