A família de um detento custodiado no Presídio Estadual Metropolitano I (PEM I), em Marituba, Região Metropolitana de Belém, afirma viver um drama. Eles dizem que o preso está sofrendo com tuberculose, passando mal há dias, sem receber a devida atenção médica.
Gravações mostram o detento Elias Araújo Xavier Júnior, de 28 anos, sofrendo com a doença. No vídeo, é possível vê-lo com a boca suja de sangue, enquanto segura um pote com sangue cuspido durante as crises de tosse.
Na segundo momento da filmagem, familiares do interno aparecem cobrando explicações sobre o não atendimento do paciente. Eles afirmam que Elias está "há mais de uma semana sangrando pelo nariz e pela boca". Eles ainda demonstram revolta com a situação. "Ele cometeu um crime, mas não é um cachorro, é uma vida humana", gritam.
Por nota, a Superintendência do Sistema Penitenciários do Pará (Susipe) informou ao DOL que o paciente passou mal na noite desta sexta-feira (20), por volta das 20h, e precisou ser encaminhado "ao Hospital de Urgência e Emergência do município, onde foi avaliado por um médico, recebeu medicação e em seguida foi liberado para retornar ao presídio".
O órgão ainda informa que o paciente foi diagnosticado com tuberculose dia 14 de junho e "encontra-se em tratamento médico".
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar