A Polícia Federal deflagrou, na manhã deste sábado (13), a Operação Khoka para repressão ao tráfico internacional de entorpecente. A ação deflagrada é resultado de investigação policial conduzida há um ano pela Delegacia da Polícia Federal em Santarém, que primou pelo cumprimento imediato dos mandados judiciais tendo em vista a alta periculosidade dos indivíduos investigados. 

A suspeita é de que os indivíduos presos atuem comercializando cocaína em Santarém, Uruará, Rurópolis, além de enviarem entorpecente para outros Estados, como o Amapá. Ao todo, foram cumpridos 8 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara da Subseção Judiciária da Justiça Federal em Santarém, sendo 3 mandados de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão domiciliar. Durante o cumprimento das buscas, foram apreendidas armas e drogas em posse dos investigados, os quais serão também autuados em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo. 

Khoka é palavra do vocabulário indígena aimará e significa “a árvore”, sendo a origem da palavra “coca”, como é popularmente conhecida a cocaína no Brasil. A escolha do nome faz referência à droga traficada pelo grupo criminoso. 

A Polícia Federal de Santarém apreendeu cerca de 183 quilos de drogas aparentando ser maconha, que vinha em uma embarcação de linha Manaus – Santarém com parada em diversas localidades. Foram localizados 158 volumes parecidos com tijolos no interior da carga do navio. O material foi levado para a delegacia em Santarém onde será submetido à perícia para a identificação da espécie da substância. Também será instaurado um Inquérito Policial para apurar o caso.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS