plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Detento é morto e esquartejado ao lado de presídio

Peritos do Instituto Médico Legal removeram, por volta de 15h30 de ontem, o cadáver de um detento que teria sido assassinado e esquartejado dentro da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, região metropolitana de Belém, onde ficam custodiados presos do r

twitter Google News

Peritos do Instituto Médico Legal removeram, por volta de 15h30 de ontem, o cadáver de um detento que teria sido assassinado e esquartejado dentro da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, região metropolitana de Belém, onde ficam custodiados presos do regime semiaberto. Os restos mortais estavam em 2 baldes plásticos de 20kg. Os baldes estavam dentro de um buraco de aproximadamente um 1,5 m de profundidade, distante 200 metros de um criadouro de suínos, em uma área de mata.

O corpo esquartejado é de Pablo Damasceno Marques, de 25 anos, que estava preso na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel desde o dia 28 de dezembro do ano passado. O cadáver foi reconhecido pelos familiares da vítima por meio de tatuagens. Em uma das mãos, Pablo tinha tatuado o nome de sua ex-namorada e, na região das costelas, ao lado esquerdo, o nome de sua mãe de criação.

A dona de casa Iracema Ângela Damasceno, de 57 anos, diz ter certeza de que os restos mortais são sim de seu filho de criação. “Reconheci pelas tatuagens”. Dona Iracema disse que viu seu filho vivo, pela última vez, no domingo, dia 7 desse mês, durante uma visita na Colônia Penal. “Percebi ele muito preocupado e com medo de alguma coisa. Perguntei se ele queria ser transferido de lá, mas ele (Pablo) me disse que tinha assinado um termo de permanência”, relatou a mãe de criação.

A dona de casa disse que abraçou o seu filho com a esperança de vê-lo novamente na sexta-feira (12), quando haveria a saída temporária do Dia das Mães. “Mas na noite de segunda-feira (8) recebi a informação de que tinham matado meu filho. No dia seguinte fui até a Colônia Penal, mas lá me disseram que ele estava foragido. Eu não acreditei, meu pressentimento de mãe dizia que estava morto. Passaram uma semana negando, mas acabamos descobrindo a verdade. Meu filho era um ser humano e não merecia ser morto dessa forma tão cruel”, lamentou dona Iracema.

Na época do desaparecimento, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) dizia que Pablo teria fugido, inclusive o diretor da unidade prisional teria ameaçado processar um repórter da RBATV se caso ele continuasse divulgando que Pablo havia sido assassinado e esquartejado por outros internos.

Por meio de nota, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (SUSIPE) confirmou a descoberta do corpo na mata que fica no entorno da área de segurança da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI). Participaram das buscas homens do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, após denúncias anônimas de que haveria um cadáver no local. A Corregedoria da Susipe já abriu uma sindicância investigativa para apurar o caso e aguarda a identificação do corpo.

(Tiago Silva/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!