A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (25) umaOperação para desarticular uma organização criminosa especializada em saques fraudulentos de valores referentes a Precatórios, Requisição de Pequenos Valor (RPV), benefícios sociais como seguro desemprego e bolsa família, bem como empréstimos fraudulentos feitos em conta–corrente de titulares que foram a óbito recentemente.

Estão sendo cumpridos oito (08) mandados de prisão preventiva, 07 (sete) mandados de condução coercitiva e 11 (onze) mandados de busca e apreensão, todos na região metropolitana de Belém, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Belém.

Na Polícia Federal, a investigação foi denominada Operação Menecma, em virtude da utilização de pessoas, chamadas pelos criminosos de “bonecos” ou “dublês” que se dirigem até as agências bancárias com documentos falsos se passando pela pessoa já falecida, a fim de realizarem os saques fraudulentos.

Durante a investigação foram confirmados pela Caixa Econômica Federal saques fraudulentos no total de R$ 1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais).

Os presos serão interrogados, indiciados pelos crimes deestelionato (art. 171, §3º, do Código Penal) e organização criminosa (art. 2º daLei 10.850/13) e após encaminhados ao sistema prisional.

Participam da operação aproximadamente 60 Policiais Federais.

(Com informações da Polícia Federal)

MAIS ACESSADAS