Cinco pessoas foram baleadas durante um tiroteio entre funcionários e ocupantes da Fazenda Mococa, que fica na zona rural de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará. O conflito ocorreu na manhã de ontem (16) e todos os feridos estão internados em hospitais da região, segundo o site Correio de Carajás. 

Três das vítimas haviam sido socorridas ainda pela manhã e mais duas foram localizadas à tarde. São dois funcionários da fazenda e três trabalhadores sem terras. A troca de tiros ocorreu após bens, como veículos, casas e outras instalações da propriedade, serem incendiados. Uma fonte informou à reportagem que um dos baleados é o líder do movimento. Nenhum nome foi divulgado até o momento. Em janeiro do ano passado, a Vara Agrária da Comarca de Marabá expediu mandado de reintegração de posse a favor do proprietário da fazenda, José Antunes da Silva, o qual alegou ter adquirido a área de 968 hectares em 2008.

A propriedade foi ocupada em outubro de 2016 por trabalhadores rurais sem terra que não são ligados a nenhum movimento social. Em novembro, o Comando de Missões Especiais (CME), da Polícia Militar, cumpriu a determinação. Mesmo assim, os ocupantes costumam fazer ameaças portando armas de fogo para intimidar os funcionários que continuavam trabalhando no local.

(Com informações do Correio de Carajás)

MAIS ACESSADAS