Policiais do Comando de Policiamento da Região Metropolitana desencadearam operação ontem para resgatar foragidos do sistema penitenciário. Os PMs foram às ruas e conseguiram recapturar três criminosos. Um deles, um idoso de 61 anos, responde processo por estupro cometido há mais de duas décadas. 

De acordo com o major PM Magno, a operação transcorreu durante a manhã. “Nós temos um sistema que nos confere a situação das pessoas foragidas e fomos averiguar casos. E hoje (ontem) conseguimos reconduzir três pessoas à delegacia, para que fossem feitos os procedimentos e eles retornassem ao sistema prisional”, explicou.

Ao todo, foram encontrados três pessoas que deveriam estar no cárcere. Um deles, Edir Dias, foi liberado para a saída temporária, mas acabou não retornando. “Este senhor estava na mesma situação de outros presos. Por lei, ele tem direito à saída temporária, no entanto até agora estava fora e só retornou quando capturado”, acrescenta o oficial PM.

O advogado dele, Wander Menezes, Edir não estava propriamente foragido, mas sim resguardando a própria vida. “Na verdade, ele recebeu autorização para saída temporária, e tendo em vista as mortes que tem acontecido na cadeia, ficou com receio de voltar. Inclusive um dos companheiros de cela dele teve a vida ceifada dentro da cadeia. Deste modo, ele quis preservar a própria vida e não retornou”, contou o advogado, explicando que a pena tem sido cumprida como manda a lei.

20 ANOS

“Foi uma situação que se deu há 20 anos. Ele já cumpriu boa parte da pena, tanto que estava em regime semiaberto. Ele já havia recebido o primeiro direito a saída temporária e retornou ao cárcere, mas diante da onda de violência dentro dos presídios, ele resolveu não retornar”.

(Luiz Guilherme Ramos/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS