O Instituto Update em parceria com o Datafolha afirmam, por meio de uma pesquisa de opinião, que os eleitores estão dispostos a votar em mulheres e pessoas negras nas eleições municipais de 2020.
- Antoniel Miranda é denunciado pelo MP por abuso religioso e pode ficar inelegível
- Votação no domingo para prefeitos e vereadores deve ser rápida e simples
De acordo com a pesquisa, mulheres e pessoas negras não estão sendo vistos pelo eleitor como “menos viáveis eleitoralmente”, ou seja, com menos chances de se eleger. 44% dos respondentes indicaram que uma mulher negra teria muita chance de ser eleita, em comparação a 34% quando o candidato é identificado como um candidato negro, e 31% quando a cor de pele da candidata ou candidato não foi identificada.
Os eleitores avaliam ainda que candidatos e candidatas que contam com apoio do atual prefeito têm mais chances de se eleger. Existe uma inclinação maior a votar em uma candidata mulher apoiada pelo prefeito (51%) do que em um candidato homem nessa mesma situação (38%).
A metodologia não esclareceu quantas pessoas foram ouvidas para a realização da pesquisa, mas foi informado que os resultados apresentados serão combinados com análises de dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entrevistas realizadas pelo Instituto Update com candidatos e candidatas dessa eleição.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar