Depois de um segundo turno com resultados apertados, o Peru finalmente tem o seu nome para a presidência: o professor rural Pedro Castillo. O resultado foi anunciado pelas autoridades eleitorais nesta segunda-feira (19) depois de diversas tentativas e recursos manifestados pelo candidato opositor, a conservadora Keiko Fujimori.
+ Jair lamenta eleição de Castillo para presidente do Peru
Segundo o anúncio oficial, Castillo recebeu 50,12% dos votos válidos contra 49,87% de Fujimori. Foram mais de 40 dias de uma contagem de votos marcada pela tensão e pelas ameaças da candidata que não reconhecia a derrota, pois alegava fraude nas eleições. O reconhecimento da derrota foi anunciado por ela em um discurso.
"Anuncio que, cumprindo meus compromissos assumidos com todos os peruanos, com [o escritor] Mario Vargas Llosa, com a comunidade internacional, vou reconhecer os resultados porque é o que manda a lei e a Constituição que jurei defender", disse.
Pedro Castillo finalmente declarado presidente do Peru. A população peruana está nas ruas comemorando 👇
— Observatório Internacional (@observint) July 20, 2021
pic.twitter.com/G99MHMYeKh
A disputa apertada é reflexo da polarização do país e dos perfis diferentes dos dois candidatos. A votação, feita em cédulas de papel, aconteceu em 6 de junho. Foram mais de 40 dias de contagem de votos, marcada pela tensão e por ameaças feitas por Keiko. Ela entrou com um pedido de revisão de 300 mil votos e de anulação de outros 200 mil.
🇵🇪 CASTILLO ELEITO
— Eixo Político (@eixopolitico) July 20, 2021
Pedro Castillo é proclamado presidente eleito do Peru.
O resultado saiu 43 dias depois das eleições. O país fez sua votação usando cédulas. pic.twitter.com/9XTwMhpS1e
A maioria dos pedidos foram invalidados principalmente por uma questão formal, já que eles foram apresentados depois do prazo. Durante esse processo, aliados de Castillo e de Keiko pressionaram o tribunal, o que atrasou os trabalhos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar