plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
RIVAIS NAS ELEIÇÕES

Bolsonaro fala sobre liderança de Lula nas pesquisas de voto

Uma pesquisa do Datafolha mostra que Lula lidera as intenções de votos nas eleições de 2022

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro fala sobre liderança de Lula nas pesquisas de voto camera O atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula, respectivamente. | Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceu que seu principal rival na corrida pela reeleição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conta com apoio popular e que tem votos. No entanto, disse acreditar que a força do petista não é "esse montante todo que está aí".

"Tem gente que é apaixonada pelo Lula. Tem voto? Tem voto. Mas não acredito nesse montante todo que está aí. Outra coisa, tem que enfrentar. A decisão do voto, com todo respeito, é mais de vocês do que de mim", disse o presidente nesta sexta-feira (24), a jornalistas no Palácio do Alvorada.

Pesquisa Datafolha divulgada no dia 16 mostrou que Lula lidera a corrida presidencial no primeiro turno. Conta com 48% das intenções de voto, contra 22% de Bolsonaro.

O chefe do Executivo, no entanto, vinha minimizando a popularidade do petista. Questionou em diversos momentos as pesquisas de intenção de voto e repetia que sua popularidade era melhor medida quando estava nas ruas, em meio à população.

Ainda nesta sexta-feira, o mandatário disse que não vai contratar nenhum marqueteiro para a sua campanha pela reeleição. Afirmou apenas que terá profissionais para editar e divulgar as imagens de suas viagens para algumas regiões do país.

"Não vou contratar marqueteiro, não é essa a intenção. Devo ter produtores de imagens. Nós temos imagens para mostrar, armazenadas, das minhas viagens do Brasil todo. É botar ali, já que vamos ter tempo de televisão do PL, talvez [se] algum outro partido vier conosco... É mostrar o que foi feito", disse o presidente.

Em cerimônia no dia 30 de novembro, o presidente da República se filiou ao PL, após meses sem partido político.

Bolsonaro voltou a afirmar que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, será o seu candidato para disputar o governo de São Paulo. Também disse que mantém algumas conversas com outros nomes visando às eleições de 2022, mas que não tem nada fechado, nem para vice e nem para nomes que devem disputar a vaga para o Senado.

"Está conversado até o momento apenas com o Tarcísio, e mais ninguém. Ontem conversei com a [deputada estadual] Janaína Paschoal. Nada fechamos. Estive com o [Paulo] Skaf rapidamente em São Paulo no último dia 15, mas não foi tratado de política", disse o presidente.

"A certeza é que o Tarcísio é o nosso candidato. Já [demonstrou que vai topar]. [...] Ele quer contribuir com o futuro do Brasil, não apenas com São Paulo. Está acertado com o Valdemar Costa Neto. Não falamos sobre vice ainda nem Senado. Isso está em discussão ainda. Tudo passa por mim, pelo próprio Tarcísio, que é uma pessoa de desempate e pelo presidente do partido", completou.

Bolsonaro também foi questionado sobre a indicação de um novo líder do Senado, posto vago após a entrega do cargo por Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O senador pernambucano decidiu deixar a liderança, após ser abandonado na disputa por uma vaga para o Tribunal de Contas da União. Terminou a eleição com apenas sete votos, sendo derrotado pelo candidato do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Antonio Anastasia (PSD-MG), que recebeu 52 votos.

"Não tem pressa para isso aí [nomear um novo líder no Senado]. A gente acerta aí, pode ser até amanhã, de acertar. Não tem pressa nisso aí. Há interesse? Óbvio, tem acesso, porta aberta comigo, porta aberta no Palácio, existem interesses. RP-9 [emendas do relator do Orçamento]. Um montão de coisas de interesse", disse o presidente.

Senadores apontam que o favorito é o atual vice-líder do governo Marcos Rogério (DEM-RO), que ganhou a confiança do Planalto durante a CPI da Covid. Auxiliares próximos a Bolsonaro defendem a sua indicação. Também estaria no páreo e mostrou interesse o também vice-líder do governo no Congresso Jorginho Mello (PL-SC), que é próximo a Bolsonaro e costuma estar com eles nos dias de folga que costuma passar no litoral de Santa Catarina.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias