plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAI BENTO ALBUQUERQUE

Bolsonaro troca Ministro da Energia por Adolfo Sachsida 

Bento Albuquerque teve exoneração anunciada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11). Substituto já foi definido. Demissão ocorre um dia após nova alta no preço do diesel e sucessivas críticas do presidente Jair Bolsonaro à Petrobras.

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro troca Ministro da Energia por Adolfo Sachsida  camera Bolsonaro exonera ministro Bento Albuquerque da pasta de Minas e Energia | Sérgio Lima/Poder360

Os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis tem desencadeado reações negativas entre todos os setores da sociedade. Há tempos não se viam preços tão altos nos postos de combustíveis, o que reflete diretamente na inflação brasileira.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) trocou o comando do Ministério de Minas e Energia. A decisão saiu publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11/5). Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado, a pedido do chefe do Executivo. Em seu lugar, entrará como titular da pasta Adolfo Sachsida.

Veja também:

Lula para Bolsonaro: "você tem é medo de perder e ser preso"

Veja as datas de debates entre candidatos à presidência

A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada ao Ministério das Minas e Energia, e um dia depois do aumento do preço do diesel.

Por diversas vezes, Bolsonaro teceu críticas à empresa pública. Em março deste ano, por exemplo, cobrou o ministro publicamente, após mais um reajuste de combustíveis.

Exoneração publicada hoje no DOU
📷 Exoneração publicada hoje no DOU |Reprodução/DOU

“Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir. Vocês têm lucro, têm gordura e têm o papel social da Petrobras definido na Constituição”, assinalou o mandatário.

Na ocasião, Bolsonaro disse que a Petrobras era “futebol clube”. “Resumindo, ontem [11/3], a Petrobras aumentou em R$ 0,90. Lamento, podia ficar mais um dia. A Petrobras demonstra que não tem qualquer sensibilidade com a população, é Petrobras Futebol Clube, e o resto que se exploda”, disparou o presidente, durante passeio em Luziânia, em Goiás.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias