plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

Cresce a vantagem de Lula sobre Bolsonaro, aponta pesquisa

Lula abre 17 pontos sobre Bolsonaro no 2º turno, diz PoderData. Há 15 dias, diferença era de 10 pontos.

Imagem ilustrativa da notícia Cresce a vantagem de Lula sobre Bolsonaro, aponta pesquisa camera Ex e atual presidentes são os mais cotados entre o eleitorado | Reprodução

Com a desistência de João Dória (PSDB) do pleito eleitoral, o Brasil passou a ter, por enquanto, doze pré-candidatos na disputa pela presidência. Entretanto, dois deles continuam entre a preferência dos eleitores e estão bem posicionados nas pesquisas que traçam o cenário para saber quem, no momento, tem mais chances de vencer as Eleições 2022.

Pedido de votos só pode em agosto. Saiba o que diz a lei

Uma nova pesquisa feita pelo PoderData, divulgada nesta quarta-feira (22), aponta uma vantagem de 17 pontos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) - isto, num possível 2º turno, no qual Lula seria eleito presidente com 52% dos votos. Bolsonaro teria 35% das intenções de voto.

Ex e atual presidentes são os mais cotados entre o eleitorado
📷 Ex e atual presidentes são os mais cotados entre o eleitorado |Reprodução

A pesquisa indica ainda que é a 1ª vez em 4 meses que a diferença de Lula para o chefe do Executivo cresceu fora da margem de erro de 2 pontos. O PoderData ouviu 3 mil eleitores em 302 cidades brasileiras, entre os dias 19 a 21 de junho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-07003/2022.

1º turno

O cenário para o 1º turno permaneceu estável, registrando oscilações na margem de erro de 2 pontos percentuais. Hoje, o ex-presidente Lula tem 44% das intenções. O atual presidente (Bolsonaro), que irá disputar a reeleição, pontua 34%.

Calendário: Pré-candidatos serão afastados de TV e rádio

Passado quase 1 mês da desistência do ex-governador João Doria (PSDB) da corrida presidencial, o quadro geral indica efeito nulo para tracionar as pré-candidaturas de 3ª via. Ciro Gomes (PDT) manteve 6% dos votos. André Janones (Avante) marcou 2%. Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) tiveram 1% cada.

Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não somaram menções suficientes para pontuar. Brancos e nulos são 5%, e 4% não souberam responder.

e-Título: usuários receberão informações sobre eleições

Com 44%, o petista tem 1 ponto percentual a menos do que todos os demais candidatos somados (45%), segundo o PoderData. Embora haja um empate técnico, a margem indica que o ex-presidente fica mais próximo de poder faturar a eleição no 1º turno.

Uma vitória direta em 2 de outubro exige ao menos 50% mais 1 dos votos válidos –ou seja, os que são dados aos candidatos. Votos em branco ou nulos não são considerados nessa conta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias