Como ocorre a cada eleição, jogadores, ex-atletas e dirigentes ligados aos clubes de futebol, e até mesmo da crônica esportiva, tentam pegar carona em um dos prazeres do brasileiro, que é o futebol, para tentar convencer o eleitor a depositar neles as apostas para representá-los como vereadores, deputados, entre outros cargos eletivos.
No Pará, as eleições de outubro de 2022 também reservam espaço para a 'bancada da bola' buscar esse convencimento. De cara, uma coincidência. Nenhum candidato ligado diretamente ao esporte está tentando uma vaga na Assembleia Legislativa. Uma pesquisa feita pelo DOL identificou pelo menos quatro desportistas concorrendo ao cargo de deputado federal.
Um deles é o ex-atacante do Paysandu, Robson Nascimento, o Robgol, que tenta voltar à cena política agora pelo PSD. Ex-artilheiro do Paysandu e ídolo da Fiel, Robgol já conseguiu se eleger como deputado estadual em 2006. Na época, dividia o tempo treinando e indo até a Alepa, mas a carreira política foi interrompida ao fim do primeiro mandato. Ele foi acusado de envolvimento em esquema de servidores fantasmas. Robgol ainda tentou renovar o mandato, mas não conseguiu se eleger.
Outro boleiro que divide as atenções entre o ofício de jogador e o de parlamentar é o goleiro Vinícius. Eleito vereador de Belém nas últimas eleições, o arqueiro agora quer ser deputado federal pelo Republicanos. Vinícius não atravessa grande fase. Foi apontado como um dos responsáveis pelo fracasso do Remo na Série C e acabou barrado do time na reta final. Ele ainda tem contrato com o clube.
Outro ex-atacante e ídolo do Paysandu, Zé Augusto, conhecido também pela galera como 'Terçado Voador', é um dos candidatos do Podemos à Câmara dos Deputados, em Brasília. Zé Augusto já é quase uma figura carimbada nas eleições e agora tenta superar o tabu e ser eleito. Para fechar, uma surpresa no time dos desportivas.
Também pelo Podemos, quem lançou seu nome ao eleitorado foi a presidente da Tuna Luso, Graciete Maués. Ela chegou a comandar interinamente a Federação Paraense de Futebol (FPF) neste ano. Foi a primeira mulher a assumir o comando da entidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar