Neste domingo (02) eleitores de todo o Brasil vão as urnas votar nos candidatos aos cargos de presidente da República, senador, governador, deputado federal e deputado estadual. 

Algumas proibições são impostas pela Justiça Eleitoral mesmo antes do dia da votação. Uma dessas proibições é de que os partidos estão proibidos de promover o chamado “derramamento de santinhos”, aglomerações padronizadas de cabos eleitorais e de fazer propaganda de boca de urna na véspera e no dia das eleições.

+ Eleições devem levar 6 milhões às urnas hoje no Pará

+ Eleições: mais de 156 milhões de brasileiros devem votar

No dia 09 de setembro de 2022 o juiz auxiliar da Comissão de Propaganda Eleitoral do TRE do Pará, Marcus Alan Gomes, proferiu decisão para coibir esta pratica. Nela, se prevê o pagamento de multa no valor de R$ 2 mil para cada local e via pública afetado pelo ilícito. Além disso, quem infringir a decisão será obrigado a promover a limpeza dos locais afetados.

Contudo, na manhã deste domingo, o que mais foi visto na cidade foram ruas lotadas de santinhos. São Brás, Pedro Miranda, Augusto Montenegro e Maguari, foram alguns dos locais onde o “derramamento de santinhos” foi visto.

     

MAIS ACESSADAS