plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
GOVERNADOR MAIS UMA VEZ

Helder Barbalho é reeleito governador do Estado do Pará

O atual governador conseguiu a reeleição ainda no primeiro turno das eleições 2022, com boa vantagem sobre o segundo colocado.

Imagem ilustrativa da notícia Helder Barbalho é reeleito governador do Estado do Pará camera Helder foi o mais votado e garantiu a reeleição no primeiro turno. | Ricardo Amanajás

Governador do Pará desde 2019, Helder Barbalho (MDB) está reeleito para o cargo neste domingo (2), no primeiro turno das eleições 2022. Helder foi considerado matematicamente eleito ainda por volta das 19h30, somando 69,11% dos votos válidos, com 43,36% das urnas apuradas.

Esta é a primeira vez que um candidato ao Governo do Estado é eleito no primeiro turno no Pará.

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém do Pará, em 18 de maio de 1979. Ele é graduado em Administração no ano de 2002, pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, e pós-graduado na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. No ano 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua com 4.296 votos. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual, também o mais votado, com 68.474 votos.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005, tornando-se o prefeito mais jovem da história do Pará. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Em 2008 foi reeleito à prefeitura de Ananindeua, no 1º turno, com 93.493 mil votos.

Helder atuou ainda como Ministro da Pesca e Aquicultura, Ministro da Secretaria Nacional dos Portos e Ministro da Integração Nacional.

Em 2018, Helder foi eleito governador do Pará, recebendo mais de dois milhões de votos, equivalente a 55,43% dos votos válidos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias