Mais notícias falsas começam a circular nas redes sociais a poucos dias de um importante segundo turno das eleições de 2022 entre os candidatos à Presidência. A fake news da vez teve como alvo o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu projeto de governo para o país.
Quaest: Lula tem 54%, Bolsonaro 46% dos votos válidos
A fake news circulou em publicações online e mostra a imagem de uma placa que diz que “banheiro infantil unissex” se tornará realidade nas escolas caso o petista seja eleito. Além da imagem da placa, é apresentado o texto: “quando sua filha tiver que entrar no banheiro junto com homens, daí faz o L”.
A legenda da imagem insinua ainda que o banheiro unissex já seria uma prática em escolas de São Paulo e com Lula eleito elas seriam instaladas em todo o país.
Fake news
De acordo com a reportagem do UOL, o plano de governo de Lula não prevê banheiros unissex. No documento, que está disponível na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não existe nem a menção aos termos “banheiro” ou “unissex” (consulte aqui).
E MAIS:
+ Presidentes de OABs repudiam "xenofobia" contra o Nordeste
+ Economistas que criaram o Plano Real declaram voto em Lula
É importante pontuar que os únicos termos “crianças” ou “infância” citados na proposta de Lula estão no item 44:
"É necessário que se promova a defesa das famílias, com proteção e cuidado prioritário com as crianças e suas infâncias, em especial por meio do combate à pobreza, da garantia de acesso integral às políticas públicas e do direito ao brincar. Assegurando proteção, saúde, alimentação, educação e bem-estar para a primeira infância. Nosso governo dará prioridade absoluta à promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, erradicando a fome, combatendo a miséria, garantindo perspectivas para as crianças e adolescentes, enfrentando a exploração do trabalho infantil, a violência, a exploração sexual e todas as formas de preconceitos e discriminações e assegurando a garantia do direito ao brincar. Terão atenção especial as milhares de crianças e adolescentes em situação de orfandade decorrentes da Covid-19”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar