plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
JOGADO AOS LOBOS

PTB abandona Roberto Jefferson e anuncia fusão com Patriota

União dos partidos visa, entre outras coisas, superar a imagem negativa do ex-presidente do PTB e garantir o acesso ao fundo eleitoral e aos debates na TV.

Imagem ilustrativa da notícia PTB abandona Roberto Jefferson e anuncia fusão com Patriota camera Fusão entre as duas siglas forma novo partido na política brasileira | Reprodução

A fusão entre partidos começou a se disseminar no meio político nos últimos anos. Em geral, a união é feita para consolidar a bancada dos dois ou mais partidos envolvidos, ampliando a participação de ambos nas decisões políticas e aumentando a influência dos mesmos.

A mais nova fusão anunciada no meio político brasileiro é a entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (26), em uma convenção do PTB.

Veja também:

Lula afirma que não disputará reeleição se for presidente

Quem doou mais? Doações de empresários a Bolsonaro disparam

“Em clima de tristeza, o PTB encerra a sua última convenção nacional”, declarou o advogado do partido, Luiz Gustavo, pouco antes de terminar a reunião com correligionários.

O movimento acontece menos de uma semana após o ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, efetuar disparos de fuzil e lançar granadas contra agentes da Polícia Federal em frente à sua residência, em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro.

Outros fatores determinantes para a fusão entre os dois partidos diz respeito ao próprio resultado das Eleições Gerais de 2022, onde as duas legendas não conseguiram alcançar a cláusula de barreira nas eleições deste ano.

A cláusula de barreira diz respeito à cota mínima de participação política dos partidos para conseguir o direito de receber fundo eleitoral e participar dos debates na televisão. Ambos os partidos não elegeram nomes no Congresso Nacional suficientes para, sozinhos, terem o direito de ter acesso a estes benefícios.

Entre os próximos passos para concluir a fusão, o PTB deve aguardar a convenção do Patriota para definir os termos da união entre as siglas. Outro ponto essencial é definir quem será o líder do novo partido.

Um dos nomes cotados para presidir é Marcus Vinícius Neskau, que comandou o PTB após o afastamento de Jefferson e, inclusive, é aliado do ex-deputado.

Além disso, ainda não está claro qual será o nome adotado pelo novo partido, que pode se chamar apenas “Patri”. Da mesma forma, ainda falta definir o número de urna que representa a legenda. Atualmente, o PTB usa o “14”, enquanto o Patriota, o "51".

CRÍTICAS

Ao final da última convenção do PTB, a filha de Roberto Jefferson, a ex-deputada federal Cristiane Brasil, teceu críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. “'Xandão' conseguiu acabar com o PTB e encarcerar meu pai novamente, ao arrepio da lei. Vestindo a toga da Justiça, 'Xandão' conseguiu até aqui cometer atrocidades com a democracia e o ordenamento jurídico. Fez vítimas empresários, jornalistas e ativistas. Espero que a Justiça volte a prevalecer no Brasil”, disparou.

Falando em Roberto Jefferson, é possível que o nome do ex-parlamentar seja sumariamente excluído deste novo partido, assim como qualquer possibilidade de ligar a imagem dele à nova legenda, que busca, justamente, renovar-se no cenário político nacional.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias