Pouco mais de 6 milhões de paraenses foram às urnas neste domingo (30) para escolher o próximo presidente do Brasil. Para garantir que o exercício da cidadania fosse contemplado por todos, desde o início da manhã, os eleitores tiveram acesso à gratuidade na tarifa do transporte, tanto o rodoviário quanto o fluvial, em todo o estado.

Em Redenção, três irregularidades foram registradas pela PF

Com o fim da votação, onde muitas zonas eleitorais encerraram pontualmente às 17h, deu-se início à apuração. No Pará, o clima de tensão seguia até o início da noite, quando a contagem já estava mais avançada. 

Quando 99% das urnas foram apuradas, o candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) já registrava 54,66%, uma diferença de mais de 417 mil votos em relação ao adversário, o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que ficou com 45,34%.

A vitória do petista não se limitou apenas ao estado do Pará. Na região norte, Lula levou no Amazonas (50,86%) e no Tocantins (51,36%) e, em todo o país, quando 98,28% das seções estavam totalizadas, Lula estava matematicamente eleito com 50,79% dos votos válidos.

Em visita ao Pará, no 1º turno, o presidente acompanhou a esposa Janja dançar o carimbó no Theatro da Paz
📷 Em visita ao Pará, no 1º turno, o presidente acompanhou a esposa Janja dançar o carimbó no Theatro da Paz |Reprodução

LEIA TAMBÉM: Não votou no 2º turno? Saiba como justificar ausência

Em visita ao Pará, no 1º turno, o presidente acompanhou a esposa Janja dançar o carimbó no Theatro da Paz Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS