plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VEJA O HISTÓRICO

Lula é o 1º que volta ao cargo após a reabertura democrática

Eleito em 2002 e reeleito em 2006, o pernambucano garante um novo feito nas eleições de 2022

Imagem ilustrativa da notícia Lula é o 1º que volta ao cargo após a reabertura democrática camera Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o mais novo presidente da República, eleito em 2022 | Agência Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, na noite deste domingo (30), presidente da República pela terceira vez. Em meio a um cenário fortemente polarizado e um resultado igualmente acirrado, o petista emplacou a vitória quando 99,6% das seções estavam atualizadas.

Lula recebeu mais de 60 milhões de votos, o equivalente a 50,88% e uma diferença de pouco mais de 2 milhões de votos em relação ao atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

O pernambucano foi presidente, pela primeira vez, em 2002. Foi reeleito em 2006 e garantiu, em 2022, um novo feito: foi oficialmente o primeiro candidato que retornou ao cargo após a reabertura democrática.

HISTÓRICO

Luiz Inácio Lula da Silva é natural de Garanhuns, interior de Pernambuco. Foi metalúrgico e teve o primeiro contato com movimentos sindicais durante uma crise após o golpe militar de 1964.

Na política, chegou a disputar o cargo para o Governo de São Paulo em 1982. No ano seguinte, participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, em 1984, foi uma das principais lideranças do “Diretas-Já” para a Presidência da República.

Foi o deputado federal mais votado em 1986. Disputou, pela primeira vez, a Presidência da República, pelo PT, em 1989, depois de 29 anos sem eleição direta para o cargo. Em 1994 e 1998, voltou a se candidatar para o cargo, mas foi derrotado.

E MAIS: Lula leva vitória no Pará com 54,67% dos votos válidos

Em 27 de outubro de 2002, com quase 53 milhões de votos, Lula foi eleito presidente do país. Quatro anos depois, em 2006, foi reeleito com mais de 58 milhões de votos, considerada até então a maior votação da história do Brasil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias