O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 por decreto do presidente da República, Getúlio Vargas.
O principal objetivo da implantação do horário de verão era reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, ou seja, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico denominado horário de ponta.
Adiantar os ponteiros do relógio em uma hora permitiria que a população se aproveite melhor a luz natural, obtendo-se uma redução no consumo de energia (apurada por medição pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico) de, em média, 4% a 5%.
Também, pouparia o país de sofrer as consequências da sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano, quando o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação atinge seu ponto máximo.
Porém, em abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para acabar com a medida, a decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética.
Nesta segunda-feira (07), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma enquete em sua conta no Twitter para que a população pudesse opinar sobre a possibilidade da volta do horário de verão no seu novo governo. O tema vem sendo discutido nas redes sociais nos últimos dias.
Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?
— Lula (@LulaOficial) November 7, 2022
O tema ganhou visibilidade após o ator Bruno Gagliasso usar as redes sociais na semana passada para pedir a Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, que comanda a transição de governo, a volta do horário de verão. O político respondeu ao ator com emojis de um papel com lápis, como referencia de que anotou o pedido, porém, internautas anônimos e famosos criticaram.
"Aproveito o momento para pedir ao nosso vice-presidente eleito Geraldo Alckmin que inclua a volta do horário de verão no plano de transição. Horário de verão é o Brasil feliz de novo!", tuitou o ator marcando o político, que respondeu com emojis.
📝📝
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) November 4, 2022
O jornalista Rodrigo Bocardi, foi um dos que se mostraram contra a sugestão de Gagliasso: "Ah para! Nada disso. Nós madrugadores também queremos acordar com a luz do dia!", escreveu Bocardi. O jornalista acorda cedo para apresentar o Bom Dia São Paulo (Globo).
ah para! nada disso. nós madrugadores também queremos acordar com a luz do dia!
— Rodrigo Bocardi (@rodrigobocardi) November 4, 2022
Até 2019, antes de Jair Bolsonaro acabar com a medida, o horário de verão era adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mais precisamente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar