O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcará para o Egito, na próxima segunda-feira (14), onde participará da COP-27. Ele ainda nem tomou posse do cargo, mas já foi sondado por representantes e lideranças de dez países para uma reunião bilateral durante o encontro que debaterá as mudanças climáticas.

Bolsonaro acusa Lula de usurpador por ir a evento da ONU

STF: veículos em atos golpistas serão multados em R$ 100 mil

A informação de que Lula está sendo requisitado foi dada por assessores próximos ao presidente eleito. Entre os representantes de países interessados em conversar pessoalmente com o petista estão os de grandes potências como China, Estados Unidos e Alemanha.

COP-27: Dez países querem reunião bilateral com Lula
📷 |(Reprodução)

David Malpass, presidente do Banco Mundial, também já manifestou vontade de uma conversa com Lula. Além dele, o ex-presidente da COP-26 realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021, também solicitou um espaço na agenda do presidente eleito.

Jader pede urgência em votação que regula mercado de carbono

Até o momento, as reuniões bilaterais confirmadas de Lula são com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres , e com o presidente do Egito, o general Abdul Fatah Al-Sisi.

Helder convida Lula para integrar comitiva da COP-27

O presidente eleito participará da mesa de debates Brazilian Hub, no fórum dos governadores da Amazônia Legal e um terceiro evento em que fará um discurso geral para o público presente nas atividades da conferência. 

Lula está com uma agenda disputada para a COP-27 Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

MAIS ACESSADAS