A retomada das obras de 83 mil unidades habitacionais que foram paralisadas durante o governo Jair Bolsonaro e a busca constante pela qualificação das construções de casas populares pelo Programa Minha Casa, Minha Vida são as prioridades do início da gestão de Jader Filho (MDB-PA), no comando do Ministério das Cidades desde a posse de Lula (PT) como presidente do Brasil.
O novo ministro falou sobre as demandas o objetivos de sua pasta em entrevista à Globonews, no início da tarde desta quinta-feira (5), logo após participar da posse da ministra do Planejamento, Simone Tebet, sua colega de legenda. Ele adiantou que as construções de 5 mil unidades deverão ser retomadas ainda neste mês de janeiro.
LEIA TAMBÉM:
Lula pediu "Minha Casa, Minha Vida" com varanda, diz Jader
Jader Filho promete reconstruir o "Minha Casa, Minha Vida"
“No meu discurso de posse, eu disse que nós iríamos começar imediatamente a levantar informações sobre o Minha Casa, Minha Vida, já que recebi uma orietação direta do presidente Lula para focar nossos esforços nesse programa, e eu já tenho uma notícia muito importante para dar, que é o fato de que temos 83 mil obras paralisadas no momento, mas que podem ser retomadas e, neste mês, imediatamente, nós já vamos retomar 5 mil casas. Então, em breve, já vamos poder entregar essas unidades”, afirmou Jader Filho.
Jader Filho, ministro das Cidades, revela que 83 mil obras do Minha Casa, Minha Vida estão paradas: "A gente precisa enfrentar esse problema imediatamente".
— GloboNews (@GloboNews) January 5, 2023
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews com @LeilaneNeubarth, @camilabomfim e @betepacheco_ na #GloboNews: https://t.co/bFwcwLqjJH pic.twitter.com/NBFwjrvio1
O ministro também disse à bancada de jornalistas que ouviu do presidente Lula um pedido para que o Minha Casa, Minha Vida busque qualificar as moradias e voltou a citar a orientação do mandatário para que os apartamentos passem a contar com varanda.
"Nós estamos vendo, nas cidades, muita gente morando embaixo de lona, e viadutos e de pontes. Então, precisamos enfrentar esse problema imediatamente", ressaltou Jader Filho. "E a maior preocupação do presidente Lula é justamente em podermos dar dignidade às pessoas, pois ter moradia de qualidade representa dignidade para o cidadão".
Questionado sobre os investimentos em saneamento básico, o ministro disse que este tema também passa por uma ação integrada com outros ministérios e também por uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
Veja a entrevista completa:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar