O Governo do Estado entregou neste sábado (27), 37 quilômetros de estrada reconstruída na PA-140, entre os municípios de Santa Izabel do Pará e Bujaru. A obra vai beneficiar 100 mil pessoas e fomentar a agricultura familiar na região. A entrega foi realizada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, que esteve no local acompanhado de sua comitiva, autoridades locais e da população.
"Essa é uma obra planejada para nós, sendo um instrumento de integração regional, instrumento de aproximar as pessoas, claro , de facilitar a vida e tornar aquilo que se produz no campo , uma produção mais competitiva, com a redução do frete, com a redução do custo para aumentar a produtividade e a lucratividade, que se produz com o suor do rosto, e com as mãos calejadas", enfatizou Helder Barbalho.
A rodovia localizada no nordeste paraense está totalmente asfaltada, com sinalização de trânsito horizontal e vertical, garantindo o direito de ir e vir da população com segurança, além de fomentar o escoamento da produção agrícola dos dois municípios e de dezenas de comunidades que moram às margens da via. Entre as comunidades ao longo da PA-140 estão a vila do Carmo, Macapazinho, Boa Vista, Espírito Santo, Caraparu, Sapucaia, Travessão, Conceição do Itá, Campinense, Rocinha, Boa Vista, Tacajós, Jundiai, Samari.
Para o presidente da Associação de Moradores da Vila do Carmo, Jailson Pimentel, a obra traz um novo tempo para quem vive ao longo da rodovia.
"Aqui era só lama e buraco, uma estrada intrafegável, e hoje temos a honra de estar com o governador entregando mais essa obra, e garanto que o sobrenome dele é trabalho, e que possa trazer sempre mais obras e serviços para a nossa comunidade", destacou a liderança.
Usina da Paz - Ainda no município, o Chefe do Executivo Estadual anunciou a construção da 18ª Usina da Paz. A ordem de serviço para o início da obra foi assinada em conjunto com outros representantes.
Com mais de 70 serviços, incluindo cursos de capacitação, esporte e cultura, a Usina da Paz já é presente em nove localidades de Belém, Região Metropolitana e região Sudeste do Estado. Santa Izabel receberá a 18ª e já cria expectativas na população.
"Nós não fazemos segurança só com polícia na rua. Polícia é pra combater efeito; cidadania e oportunidade são para resolver as causas, cuidando das pessoas, fazendo a transformação social dos ambientes de cada território e nós queremos construir os territórios da paz", referendou o governador.
A dona de casa Mirian Silva, de 57 anos, é uma das moradoras da comunidade que aguarda com expectativa pela oferta dos cursos de esporte e cultura para seus filhos e netos. "Eu tenho certeza de que a Usina vai trazer grandes benefícios pra nós, principalmente para nossas crianças e nossos adolescentes e também porque vai gerar emprego e muitas coisas boas. Eu tenho neta, filho, genro e sei que eles vão fazer parte disso aqui", acredita.
Mais cidadania - Para garantir a assistência social para a população do município de Santa Izabel do Pará, na região de integração do Guamá, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, executou as obras de reconstrução e ampliação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Vila de Americano. A entrega da unidade foi realizada, neste sábado (27). O espaço será fundamental para garantir a assistência para a população, com oferta de serviços para a proteção e atendimento integral à família, pessoas com deficiência, idosos, vítimas de trabalho infantil e beneficiários de programas sociais.
Com a reconstrução e ampliação do CRAS, a unidade terá condições adequadas e uma estrutura melhor para atender a população da Vila de Americano. Com os serviços concluídos, o espaço foi de cerca de 164 metros quadrados para, aproximadamente, 240 metros quadrados. O prefeito Evandro Watanabe salientou a importância da obra e dos demais investimentos da gestão estadual em parceria com a municipal.
"Sua Casa" - O governo estadual entregou ainda cheques do programa "Sua Casa" para 329 famílias da cidade de Santa Izabel do Pará, na região de integração do Guamá. Outras 100 famílias foram contempladas com cartas de crédito, por meio do programa Credcidadão. O investimento total na ação foi superior a 2,5 milhões de reais.
Enquanto entregava os cheques, o governador Helder Barbalho destacou a importância da assistência para as famílias.
“Hoje entregamos os cheques da Cohab e também o Credcidadão. Com isso, estamos beneficiando as produções com microcrédito para o desenvolvimento”, afirmou.
Raissa Gerlane recebeu a segunda etapa de cheques do "Sua Casa". A moradora contou que agora vai finalizar a construção do imóvel. “Eu não tinha condições de fazer, agora vou concluir a minha casinha para os meus filhos”, afirmou.
"CredCidadão" - Clebison Gomes é autônomo e trabalha no município. Ele foi um dos microempreendedores beneficiados com a carta de crédito entregue pela Credcidadão. “Esse crédito vai me ajudar bastante. Tenho uma venda de café e vou ampliar. Digo para as pessoas acreditarem”, contou.
O "Credcidadão" é um programa do Governo do Pará que concede linhas de crédito para estimular a economia e investir no comércio local. Um microcrédito com juros baixos, no máximo de 1% ao mês, que pode ser renovado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar