plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SENADO FEDERAL

Líderes partidários pedem investigação de Campos Neto 

Eles reuniram-se com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na tarde da última quarta-feira (5).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Líderes partidários pedem investigação de Campos Neto  camera Divulgação

Os presidentes na Câmara do PT, PV, MDB, PSD, Psol, PSB, PDT, PC do B e Rede, junto com os presidentes do fórum de partidos progressistas estão levando à cúpula do Senado Federal um pedido formal de abertura de “procedimento apuratório” sobre a conduta de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central (BC).

Eles reuniram-se com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na tarde da última quarta-feira (5), para responsabilizar Campos Neto por um suposto descumprimento da lei que estabelece a autonomia do BC.

O documento foi articulado por Gleisi Hoffmann (PR), pela presidente do PT e leva a assinatura de presidentes de outras cinco legendas: Carlos Siqueira (PSB), José Luiz Penna (PV), Luciana Santos (PCdoB), Heloísa Helena (Rede) e Juliano Medeiros (Psol). Também assinam a petição os líderes do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), e do PDT, André Figueiredo (CE), além de outros parlamentares.

No documento foi mencionado o artigo 1º da Lei Complementar 179 de 2021, que coloca, entre os objetivos do BC autônomo, “suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego”.

Foi pedido no documento que o Senado apure “a possível motivação viciada e vício de finalidade, desconectada de acontecimentos fáticos precedentes que levaram o Banco Central do Brasil a manter a taxa de juros em 13,75%, requisitando-se explicações técnicas, provisões concretas e demonstrações acerca da legalidade, motivação, impessoalidade e eficiência da política adotada”.

De acordo com informações da CNN, a articulação foi encabeçada por Gleisi Hoffmann e busca a abertura de um processo que poderia redundar na perda de mandato de Campos Neto, que vai até o fim de 2024.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonarista pede ajuda a Lula para vender para a Venezuela

Câmara começa a analisar reforma tributária

Cúpula: Povos indígenas reivindicam maior participação

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias