O ministro Luís Roberto Barroso assume a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28), substituindo a atual presidente, a ministra Rosa Weber. A cerimônia de posse terá início na tarde de hoje e receberá, entre os convidados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a mudança na presidência do STF, o vice passará a ser o ministro Edson Fachin.
Conteúdos relacionados:
- Com 6 votos, STF forma maioria contra tese do marco temporal
- CNJ aprova regra de gênero para ampliar número de juízas
Quem é Luís Roberto Barroso?
O ministro é natural de Vassouras (RJ), doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor titular de Direito Constitucional na referida instituição de ensino. É autor de diversos livros sobre o tema, além de artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.
Quer saber mais sobre a política nacional? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Barroso possui mestrado na Universidade de Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade Harvard (EUA). Foi professor visitante nas universidades Poitiers (França), Breslávia (Polônia) e Brasília (UnB).
Posse do novo presidente do STF
A cerimônia está prevista para iniciar às 16h e deverá ser conduzida pela atual presidente do STF, ministra Rosa Weber. O ministro Luís Barroso fará a leitura do termo de compromisso para o cargo de presidente do STF e do CNJ e, em seguida, assinará o termo de posse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar