Uma audiência pública conjunta das Comissões de Viação e Transportes e de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados ouviu na quarta-feira (25), o ministro das Cidades, Jader Filho, que fez o anúncio de novos investimentos a serem realizados em pautas prioritárias da pasta.
Demandas como Minha Casa Minha Vida, mobilidade urbana, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos dominaram a audiência. O deputado federal Hélio Leite (União-PA), membro da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, sugeriu ao ministro investimentos e financiamentos do governo, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possibilitem aos municípios a implantação gradativa de ônibus elétricos.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Sistema de ônibus elétrico pode ser implantado em Belém
- Helder inicia viabilização de ônibus 100% elétrico em Belém
Segundo Hélio Leite, a frota de ônibus elétricos não se trata apenas de inovação, mas também um passo importante para uma realidade cada vez mais necessária, ampliando a oferta da mobilidade urbana menos agressiva ao meio ambiente. “Nós precisamos incentivar os municípios a se modernizar e a atender a população com mais qualidade”, ressaltou.
Ainda para o parlamentar, a demanda atende a conceitos globais sobre a importância da utilização de energias renováveis e do compromisso do Brasil quando atraiu o centro das atenções mundial com a vinda pro Brasil da COP 30, que acontece no Pará em 2025.
Quer mais notícias sobre política? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O ministro Jader Filho destacou os trabalhos da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e lembrou que há recursos previstos para a execução ao que o deputado de refere. Ele lembrou que o país necessita de fato discutir essas soluções para o transporte público nas cidades, olhando para o usuário, para que se possa atender de uma maneira melhor. "Só para esse ano de 2023 nós temos R$ 3 bilhões para a questão da requalificação de frotas elétricas para que a gente possa qualificar a nossa frota que tem estado bastante sucateada", finalizou o ministro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar