plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Jader apresenta PL para criação de Universidade no Marajó

O PL do senador paraense autoriza a criação da instituição de ensino com sede no município de Breves e deve garantir a manutenção de jovens O PL do senador paraense autoriza a criação da instituição de ensino com sede no município de Breves e deve garantir a manutenção de jovens O PL do senador paraense autoriza a criação da instituição de ensino com sede no município de Breves e deve garantir a manutenção de jovens

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Jader apresenta PL para criação de Universidade no Marajó camera O município de Breves, no Marajó, que pode abrigar a sede da universidade | (Foto: Augusto Miranda/Ag. Pará)

Com população estimada em mais de 593 mil habitantes, segundo o Censo 2022, o Marajó seguiu na contramão dos resultados nacionais do censo: enquanto o Brasil apresentou crescimento em quase todos as cidades brasileiras, no maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta os resultados mostraram redução no número de habitantes em pelo menos três de seus 17 municípios. Em 2021 a população estimada era de mais de 619 mil pessoas. Os novos resultados mostram um êxodo de cerca de 17.500 moradores, com retração de 2,8%, a maioria de pessoas jovens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O projeto de lei autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Marajó com sede no município de Breves. Para o senador Jader Barbalho é necessário apresentar alternativas para que a população mais jovem permaneça na região e, para isso, apresentou um projeto de lei propondo a criação da Universidade Federal do Marajó, com sede em Breves. “É um sonho antigo da região”, lembrou o parlamentar no texto da proposta, destacando o potencial para o desenvolvimento e o crescimento do Marajó.

Jader Barbalho acredita que, com a criação da Universidade Federal do Marajó, será possível ofertar mais vagas e cursos de ensino superior no arquipélago e evitar que os alunos tenham que se deslocar para as cidades do continente. “A UFM trará efetivos benefícios à Amazônia Oriental e ao corpo acadêmico brasileiro na área do conhecimento do Trópico Úmido planetário, por meio de pesquisas científicas e tecnológicas e do desenvolvimento sustentável”, reforça

Conteúdos relacionados:

“A implantação de uma universidade federal na região vai repercutir positivamente para a Região Metropolitana de Belém, para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Macapá/Santana e para o resto do mundo, a partir do intercâmbio universitário e da cooperação internacional, o que vai assegurar prosperidade e bem-estar para a população da região e entorno”, frisou o senador.

Dentro do projeto de interiorização, a Universidade Federal do Pará mantém o Campus Universitário do Marajó, com sede em Soure, criado em 1986. Em 1990, foi criado o Núcleo de Breves, situado na parte ocidental da Ilha do Marajó, com o propósito de atender a comunidade, impossibilitada de tentar a formação superior no núcleo de Soure devido às grandes distâncias e às dificuldades de transporte entre um município e outro. Mas as vagas, opções de cursos ofertados e recursos financeiros são limitados.

Quer ler mais conteúdos de política? Acesse nosso canal no Whatsapp

AVANÇOS

Jader Barbalho acredita que a criação de uma instituição de ensino superior na região marajoara vai garantir avanços na implementação e na sustentabilidade de áreas protegidas do Arquipélago do Marajó, especialmente quanto à Reserva da Biosfera Amazônia-Marajó; e com isso deve contribuir para a inserção do Marajó no mercado da sustentabilidade.

O senador paraense atendeu a um pedido feito pelo prefeito de Breves, Xarão Leão, que destacou a necessidade de criação de uma universidade na região. “É uma pauta municipalista e de fundamental importância para a região. Essa solicitação sempre esteve na pauta de discussões das associações de municípios e de movimentos sociais locais”, reforçou o senador ao enfatizar a importância da demanda para mais de 600 mil habitantes.

Com a aprovação do projeto de lei apresentado pelo senador Jader Barbalho, a Universidade Federal do Marajó será independente e com orçamento próprio, podendo definir os cursos que irá disponibilizar. O projeto foi apresentado na semana passada e aguarda o recebimento de emendas na Comissão de Constituição e Justiça.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias