plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
QUEBROU O SILÊNCIO

Bolsonaro se pronuncia sobre depoimento de Freire Gomes à PF

De acordo com o ex-comandante do Exército, Freire Gomes, Bolsonaro apresentou três alternativas para evitar posse de Lula após as eleições de 2022.

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro se pronuncia sobre depoimento de Freire Gomes à PF camera Bolsonaro é investigado pela PF por tentativa de golpe de estado. | Reprodução

Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes que derrubou o sigilo de depoimentos de Militares e Civis nas investigações do golpe, o ex-presidente Jair Bolsonaro resolveu quebrar o silêncio e se pronunciar sobre o caso.

O ex-comandante do Exército, Freire Gomes, em depoimento à Polícia Federal (PF), revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou três alternativas para evitar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após a derrota eleitoral em 2022. Segundo o general, as opções discutidas foram a implementação do Estado de Defesa, do Estado de Sítio e a decretação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Em entrevista ao site Metrópoles, Bolsonaro declarou que "não é crime" discutir medidas previstas na Constituição Federal. Ele sustentou que nenhuma das propostas foi levada adiante, afirmando: "Aqui não é Hugo Chávez, Maduro. Dados os considerados, quem dá a palavra final é o Parlamento."

De acordo com o ex-presidente, para a implementação do Estado de Defesa ou do Estado de Sítio, é necessário convocar um conselho com diversos integrantes, incluindo o presidente da Câmara e do Senado, e nenhum conselho foi convocado. Quanto à GLO, Bolsonaro ressaltou que "não se pode fazer do nada. Tem que ter fundamento".

Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp

O Estado de Defesa e o Estado de Sítio requerem a convocação do Conselho da República e do Conselho de Defesa Nacional, respectivamente, e sua decretação é submetida pelo presidente ao Congresso Nacional.

Já a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é uma ação militar que reúne as Forças Armadas sob ordem direta do presidente, aplicada em situações de grave perturbação da ordem.

Depoimento do ex-comandante da FAB

Em outros depoimentos recentes à PF, o ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Carlos de Almeida Baptista Júnior, também fez declarações impactantes. Ele afirmou que Freire Gomes ameaçou prender Bolsonaro caso o então presidente tentasse "atentar contra o regime democrático por meio de alguns institutos previstos na Constituição".

Bolsonaro afirmou não ter tido acesso ao depoimento de Baptista Júnior e disse que só se manifestará após ter conhecimento integral do relato em questão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias