plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PRIMEIRA VEZ

Governo do Pará abre oficialmente Pré-Cúpula do Y20 em Belém

Acordos para alavancar o empreendedorismo entre os jovens foram assinados

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Governo do Pará abre oficialmente Pré-Cúpula do Y20 em Belém camera O governador Helder Barbalho fez questão de agradecer a todos pela escolha do Estado do Pará para sediar o encontro | Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Foi aberto oficialmente em Belém, nesta segunda-feira, 17, o encontro do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20, o Y20 (Youth20). A cerimônia de abertura da Pré-cúpula ocorreu à noite, no Theatro da Paz, com a presença do governador Helder Barbalho; do secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos; de ministros de Estado; de parlamentares; da governança do Y20 e de delegações internacionais dos membros do G20 e de países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA); além de representantes de todos os Estados; lideranças jovens e ativistas sociais e ambientais de todo o País.

Esta é a primeira vez na história que o Brasil assume a liderança da Pré-cúpula e o encontro em Belém foi fruto de uma parceria entre o Y20, o governo federal e o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), através da Gerência de Juventudes, ligada à pasta. Depois da cerimônia de abertura, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, estão previstas atividades no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e na Usina da Paz Cabanagem. Um dos objetivos do encontro é subsidiar a elaboração de um documento com reivindicações e propostas das juventudes para o Summit do Y20, que ocorre em agosto no Rio de Janeiro, para ser entregue durante a Cúpula de Líderes do G20, em novembro.

No início da solenidade, a cantora paraense Naieme, interpretou os hinos brasileiro e paraense ao ritmo regional, com direito a tambores e matracas nas mãos. Na sequência, a cantora Zaynara, também paraense, apresentou o sucesso autoral “Sou do Norte” e foi aclamada pela plateia lotada. Em diversos momentos do evento, atores locais encenaram referências da cultura paraense, a exemplo do Círio de Nazaré.

Parcerias pelas juventudes

Em seguida, o governador Helder Barbalho e o titular da Seirdh, Jarbas Vasconcelos, assinaram diversos acordos que visam conceder benefícios para a juventude paraense. O primeiro foi um acordo de cooperação com o Instituto Coliga, que oferece cursos na área da economia criativa. O objetivo é a formação de jovens empreendedores.

Também foi firmado, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), um acordo de cooperação para implementação do Programa Empreende Juventude, que também visa à capacitação desse público para o universo do empreendedorismo.

Na mesma linha, foi assinado convênio entre o Banco do Estado do Pará (Banpará) e Seirdh, para implantação do Programa Juventude Empreendedora, que envolve o lançamento de uma linha de crédito para fomentar o empreendedorismo entre jovens de 18 a 29 anos. O limite do crédito é de R$ 5 mil, com pagamento em até 24 meses. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento regional e gerar emprego. Os três primeiros jovens paraenses contemplados com a linha, João Pedro Cordeiro dos Santos, Jéssica Soares e Rafael Ferreira. receberam os cheques simbólicos no palco, das mãos do governador Helder Barbalho.

Juventude Negra Viva

Ainda na cerimônia, o Chefe do Executivo paraense, Helder Barbalho, assinou, junto com o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, a adesão do Estado do Pará ao Plano Juventude Negra Viva, que trata de uma série de ações para reduzir as vulnerabilidades sociais e ampliar a qualidade de vida das juventudes negras em todo o Brasil.

O governador Helder Barbalho fez questão de agradecer a todos pela escolha do Estado do Pará para sediar o encontro do Grupo Oficial de Engajamento das Juventudes do G20, o Y20 (Youth20). Ele também destacou a importância de aliar o desenvolvimento regional à conservação dos recursos naturais e o respeito aos povos tradicionais, sejam eles quilombolas, ribeirinhos, negros, entre outros.


quote icon

A presença dos jovens do mundo inteiro aqui para subsidiar a preparação para a COP30, que ocorrerá aqui mesmo em Belém, em novembro do ano que vem, é uma contribuição extraordinária, pois não haverá futuro sem planeta e esse futuro pertence aos jovens

Helder Barbalho, Governador do Pará
quote icon

"O Brasil tem adotado inúmeras agendas e avançado para garantir o futuro do planeta e a grande prova disso é que escolheu a Amazônia para sediar a próxima COP no Pará. E o Governo do Pará segue no mesmo caminho. Lançamos uma força-tarefa nos 15 municípios com maior incidência de crimes ambientais e já alcançamos uma redução de 67% dos alertas de desmatamento nessas cidades. Estamos usando os aparatos de segurança para defender a natureza, estratégia que, além dos benefícios ambientais, também coopera para a redução da criminalidade. Estamos decifrando o que antes era um enigma, de que é possível criar condições, combater a fome e criar riquezas na Amazônia sem devastar, levando em conta conhecimentos dos povos ancestrais”, frisou.

O Chair do Y20, Marcos Barão, agradeceu ao povo do Pará pela recepção calorosa à Pré-cúpula do Y20 no Pará e fez questão de apresentar ao público a delegação brasileira no Y20, que são os jovens escolhidos para atuar como delegados do Y20, a partir de um edital lançado para todo o País. A delegada Marrayan Sampaio, de 24 anos, ressaltou a importância da participação da sociedade civil em fóruns como o G20. “O Brasil assume pela primeira vez a presidência do G20 e nós sabemos que, para construir um mundo justo e um planeta sustentavel, é fundamental que todo esse esforço seja feito junto com a sociedade civil, especialmente a juventude brasileira. Nada sobre nós sem nós”, pontuou.

Já o ministro das Cidades, Jader Filho, que acompanhou a cerimônia, fez um discurso voltado para a importância da COP30, pela primeira vez, no Brasil e, de modo especial, na Amazônia. Para ele, é fundamental que a COP também promova o cuidado com as pessoas.

“Vamos falar da Amazônia a partir da Amazônia, para entender as potencialidades e os problemas daqui. Se a gente quer preservar, precisa cuidar das pessoas que vivem na Amazônia. Definitivamente, não dá para dissociar a preservação das florestas do cuidado com as pessoas. O governo brasileiro não vai se furtar de cuidar das pessoas, das florestas e das cidades, mas também precisamos que as grandes potências comecem a pagar um pouquinho dessa dívida ambiental que elas criaram ao longo dos anos”, observou.

O Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, explicou que o Brasil, na sua presidência do G20, deu uma importância ainda maior para os grupos de engajamento, a exemplo do Y20. “O presidente Lula criou, na prática, o chamado G20 social e que nos deu a tarefa de coordená-lo. Os grupos de engajamento já aconteciam há alguns anos, mas de forma isolada, agora, nós estamos juntando tudo para que a participação da sociedade civil organizada possa colocar a sua impressão digital nas políticas públicas, não só do Brasil, mas das 20 economias mais poderosas do planeta”, finalizou.

As atividades da Pré-Cúpula do Y20 seguem durante toda esta terça-feira, 18, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia e se encerram na quarta-feira, 19.

Ao final da cerimônia de abertura, além de uma apresentação cultural de carimbó, ao lado do Theatro da Paz, foi realizado um show gratuito da cantora Zaynara.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias