O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) ofereceu uma equipe dedicada ao Pará para acelerar a aplicação de US$ 300 milhões em financiamento ao estado, que precisa implementar obras de infraestrutura necessárias para sediar em novembro de 2025 a COP 30, evento da ONU para mudanças climáticas. A informação é do jornalista Julio Wiziack, da coluna Painel S.A, publicada no último sábado (27), na Folha de S. Paulo.
A oferta atende um pedido do governador Helder Barbalho ao banco, que fez o anúncio no sábado em reunião ocorrida em Belém
Segundo Helder, os recursos serão aplicados em produção sustentável e conservação ambiental; saneamento básico; empregos verdes; educação; transformação digital; políticas de direitos humanos; planejamento de longo prazo; e gestão de projetos.
“Os recursos reforçarão o programa de reformas para a transição do Pará para zero emissões líquidas de gases poluentes até 2050”, diz a coluna.
"A cidade está num nível de requalificação para deixar esse legado. Estamos requalificando leitos existentes, com quatro operações de novos hotéis dos quais três são cinco estrelas, além do incremento de 5 a 6 mil leitos com navios de cruzeiros, deixando como legado a dragagem do canal de navegação para Belém. E também estamos trabalhando fortemente com aluguéis por temporadas, saindo de 700 cadastros no Airbnb e no Booking para 3,6 mil imóveis cadastrados", disse o governador do Pará.
Das 29 obras planejadas para cidade, 24 estão contratadas até o momento.
A COP30 é um evento da ONU que discute mudanças climáticas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar