plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BRAGANÇA

Vereador tem mandato cassado por infidelidade partidária

Elder Santos assumiu o mandato em maio deste ano, após a cassação de outros dois vereadores por questões envolvendo fraudes na cota de gêneros.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vereador tem mandato cassado por infidelidade partidária camera Elder Santos assumiu o mandato em maio deste ano, após a cassação de outros dois vereadores por questões envolvendo fraudes na cota de gêneros. | Reprodução

A infidelidade partidária se dá quando um político não observa as diretrizes da agremiação à qual é filiado ou abandona o partido sem justificativa. O TSE entende que o mandato eletivo pertence ao partido. Segundo o artigo 22-A, da Lei dos Partidos Políticos, perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, da sigla pela qual foi eleito.

Na quinta-feira (08) o Tribunal Regional Eleitoral decidiu, por unanimidade, cassar o mandato do vereador de Bragança, Elder Santos, por infidelidade partidária. O julgamento no plenário do Tribunal, confirmou que Elder Santos havia se desfiliado do partido pelo qual concorreu as eleições de 2020 antes de tomar posse no cargo, o que violou as regras eleitorais vigentes. Veja como foi a votação:

Elder Santos assumiu o mandato em maio deste ano, após a cassação de outros dois vereadores por questões envolvendo fraudes na cota de gêneros.

CONTEÚDO RELACIONADO

Com a cassação, a cadeira de vereador deverá ser ocupada pelo próximo na linha sucessória dentro do partido, conforme determina a legislação eleitoral. Marcelo Baldez é o 6º suplente e foi apontado pelo PSB Bragança como o detentor da vaga.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Na semana que vem o TRE irá analisar e julgar o caso de infidelidade partidária envolvendo os 3 vereadores castanhalenses que recentemente tomaram posse na Câmara.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias