plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2024

Partido MDB elegeu 468 vereadores em municípios do Pará

Sozinho, o partido ocupará 26,68% das vagas nas câmaras municipais do Estado, além de ter feito a maioria das bancadas de vários municípios, incluindo cinco da Região Metropolitana de Belém.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Partido MDB elegeu 468 vereadores em municípios do Pará camera Presidente estadual do MDB, Jader Filho comemora a representação política do partido nas eleições do Pará | Mauro Ângelo/Diário do Pará

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) elegeu, sozinho, 468 vereadores (583.122 votos no total) no pleito municipal deste ano, o que representa 26,68% do total de 1.754 vereadores eleitos nos 144 municípios paraenses. Somam-se a esses vereadores, mais 83 prefeitos também eleitos pelo partido no primeiro turno, o que representa 58% do total de prefeituras paraenses. Os números não deixam dúvidas: o MDB é a maior e principal força política do Estado atualmente e será decisivo para as eleições majoritárias de 2026.

Os vereadores do partido tiveram excelentes votações por todo o Pará, inclusive obtendo as maiores bancadas de vereadores e as maiores votações em vários municípios.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Dos 8 municípios da Região Metropolitana, o MDB saiu com as maiores votações em 5: Belém, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e Castanhal. Em Belém, maior e mais importante colégio eleitoral do Estado, o partido elegeu 9 dos 35 vereadores, a maior bancada da casa.

Vereadores emedebistas também foram campeões nas votações em cidades importantes como Abaetetuba, Santarém, Tucuruí, Canaã dos Carajás, Cametá, Mãe do Rio, Salinópolis, Jacareacanga, Rio Maria, Tomé-Açu, Uruará, Vigia, Xinguara, entre outros.

Quer mais notícias de política? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Ministro das Cidades e presidente do diretório estadual do MDB, Jader Filho comemora a performance eleitoral e reforça que os números aumentam mais a responsabilidade do partido. Segundo ele, a legenda sai maior da eleição municipal no Pará. “Hoje cerca de 140 prefeituras estão na base de apoio do governador Helder Barbalho e o MDB conquistou, sozinho, mais de 30% das prefeituras e 27% do total de vereadores do Estado. É um resultado fantástico!”, contabiliza.

Os números, afirma Jader, refletem a maturidade da grande maioria da população paraense que soube reconhecer todo o trabalho de parceria feito pelo Governo do Estado e o Governo Federal que resultou na qualidade de vida nas cidades onde vivem. “O governo do Helder e do presidente Lula trouxeram nos últimos anos grandes obras e investimentos importantes em várias áreas para vários municípios, como moradia, mobilidade e infraestrutura urbana”, lembra.

Jader ressaltou que o MDB trabalha duro desde o final do primeiro turno para eleger Igor Normando e José Maria Tapajós no segundo turno em Belém e Santarém, respectivamente. São duas das cidades mais importantes do Estado e que ampliarão ainda mais a influência da legenda no Estado.

O ministro avalia que nem Belém nem Santarém vão querer se isolar. Segundo Jader a população quer parcerias que melhorem suas vidas, nas áreas da saúde, educação, segurança pública e trazer para as cidades mais políticas para as crianças, idosos e mulheres.

“E isso só será plenamente possível com parcerias entre os municípios, o Estado e o governo federal. Quanto mais pudermos nos unir na construção desse projeto do novo Pará iniciado desde a primeira gestão do Helder, mais ganhos a população terá. De um lado temos candidaturas de trabalho, de união. Do outro temos o isolamento, pessoas que não sabem dialogar. Tenho certeza que a população do Pará, majoritariamente, não quer isso”, aponta.

EM NÚMEROS

  • A partir de janeiro do ano que vem, o MDB vai administrar a vida de 3.366.877 paraenses nas 83 cidades que elegeram prefeitos da legenda, o que representa cerca de 42% do total da população do Estado (8.121025 habitantes) segundo o último levantamento do IBGE.
  • E esse número pode aumentar em mais 1.635.345 habitantes, caso a legenda saia vitoriosa no segundo turno em Belém (1.303.403 habitantes) e Santarém (331.942 habitantes), primeiro e terceiro municípios com maior população do Estado. Tanto em Belém como em Santarém os candidatos do MDB lideraram o primeiro turno, com Igor Normando (44,89%) e José Maria Tapajós (49,71%), respectivamente.
  • Os municípios de Cachoeira do Arari e Óbidos tiveram como candidatos vencedores Jaime Barbosa com 9.533 votos (61,28%); e Jaime Silva com 19.452 votos (60,95%), respectivamente, mas as candidaturas estão sub judice. Caso as eleições em segundo turno e as sub judice se confirmem, o número de municípios vencidos pelo MDB chegará a 85 ou 59% do total de 144 municípios.

Eleitores reconhecem o trabalho do governador Helder Barbalho

O cientista político Márcio Ponte lembra que o MDB, mais uma vez, bate seu próprio recorde em números de prefeituras e vereadores, e isso se deve a um cabo eleitoral privilegiado e reconhecido em todos os 144 municípios: o governador Helder Barbalho. “Alia-se a esse contexto a presidência do partido exercida por Jader Filho que, desde 2022 é ministro das Cidades e um dos mais importantes assessores do Presidente Lula que, por sua vez, é amigo de longa data do senador Jader Barbalho”, ressalta.

Sair da eleição controlando um terço dos municípios paraenses e mais de um quarto do total de vereadores eleitos, diz Ponte, demonstra a força do partido. “Sem dúvida os munícipes reconheceram nas obras e políticas públicas entregues, resultado da articulação entre governo do Estado e governo federal”.

Nesse contexto, diz o especialista, que também é sociólogo e presidente do Instituto Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Amazônia, é muito provável a eleição do também emedebista Igor Normando para governar Belém na eleição em segundo turno para administrar a cidade no ano da COP 30, que será realizada na capital.

“Faz muito tempo que não se vislumbrava na política belenense um prefeito tão alinhado com os poderes estadual e federal. O mesmo raciocínio serve a disputa em segundo turno em Santarém entre José Maria Tapajós e JK do Povão, respectivamente, aliado do governo estadual e federal e o outro de orientação bolsonarista”, prevê.

Com a COP 30 e o volume de investimentos e obras que já estão acontecendo na capital e região metropolitana, e as que ainda serão executadas, uma boa gestão na capital será cartão de visitas para as Eleições 2026, onde Helder e o MDB terão mais um caso de sucesso para fazer seu sucessor ou sucessora, cacifando o governador a disputar uma vaga no Senado, ou mesmo a de ser candidato a vice-presidente da República numa eventual chapa de reeleição de Lula.

Se Helder tem índices de aprovação que batem 80%, pondera Márcio Ponte, tem todas as possibilidades de se manter como o grande cabo eleitoral de 2026 em uma eleição onde ele mesmo será artífice e candidato. “Se daqui a dois anos o quadro se mantiver como está hoje, Helder deve fazer seu sucessor para dar continuidade aos números atuais e manter o Pará na vanguarda do desenvolvimento sustentável para a Amazônia e mesmo para o Brasil”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias