plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2024

Urnas eletrônicas passam por último teste antes do 2º turno

Equipamentos passarão por teste de autenticidade e integridade dos sistemas eleitorais neste sábado (26), às vésperas da realização do segundo turno das Eleições Municipais de 2024.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Urnas eletrônicas passam por último teste antes do 2º turno camera Urna eletrônica passará por último teste de autenticidade e integridade a partir das 12h de sábado (26) | Antônio Augusto/Ascom - TSE

Neste domingo (27), eleitores de 51 municípios brasileiros voltarão às urnas para o segundo turno das eleições municipais de 2024. No Pará, Belém e Santarém são as únicas cidades paraenses que ainda não definiram seus futuros prefeitos para o período de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) testará mais uma vez a integridade dos sistemas usados na urna eletrônica para a recepção e totalização dos votos, visando dar ainda mais credibilidade ao equipamento que será utilizado no segundo turno das eleições.

CONTEÚDO RELACIONADO:

O teste de autenticidade e integridade dos sistemas eleitorais será feito neste sábado (26), véspera do pleito, a partir das 12h pelas entidades que foram legitimadas para participar desse processo de fiscalização eleitoral, com o objetivo de atestar que o sistema não sofreu modificação.

“É a Cerimônia de Verificação da Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, mais uma oportunidade de auditoria e fiscalização que ressalta a transparência e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação”, justificou o TSE.

A fiscalização será na sede do TSE, em Brasília. “As instituições participantes poderão verificar se o sistema de totalização é o mesmo que foi assinado digitalmente pelas próprias entidades fiscalizadoras na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, concluída no dia 10 de setembro deste ano”, detalhou o tribunal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias