
A Câmara dos Deputados incluiu na pauta desta semana o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/2023, que trata da redistribuição do número de deputados federais entre os estados. Um requerimento de urgência foi aprovado e pode acelerar a votação.
A proposta atende a uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu prazo até 30 de junho de 2025 para que o Congresso aprove uma nova legislação sobre o tema. O STF acatou uma ação do governo do Pará, que questionou a ausência de atualização na divisão de cadeiras conforme as mudanças demográficas registradas desde o último ajuste, feito em 1993.
O Pará afirma que, com base no crescimento populacional, teria direito a pelo menos quatro deputados a mais desde o Censo de 2010. O estado aponta omissão legislativa na revisão da representação proporcional à população, conforme previsto no Artigo 45 da Constituição Federal.
Segundo a decisão do STF, caso o Congresso não aprove uma nova regra até o prazo estipulado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá definir a quantidade de deputados por estado com base nos dados do Censo de 2022. A decisão deverá ser tomada até 1º de outubro de 2025 e valerá para a legislatura de 2027.
Conteúdo relacionado:
- Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a Fernando Collor
- Erika Hilton deve acionar ONU por visto transfóbico dos EUA
- STF mantém prisão de Collor por corrupção e lavagem de dinheiro
O PLP 177/2023 é de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ) e propõe que nenhum estado perca cadeiras na Câmara dos Deputados. Dessa forma, o aumento na representação proporcional exigiria a ampliação do número total de parlamentares, hoje fixado em 513.
A proposta também questiona a confiabilidade do Censo Demográfico de 2022. O texto defende a realização de um novo recenseamento, com participação obrigatória da população, para determinar com precisão a divisão de cadeiras por unidade da federação.
Quer mais notícias de política? acesse o nosso canal no WhatsApp
O relator do projeto é o deputado Damião Feliciano (União-PB), que poderá sugerir modificações no texto original.
A discussão interessa diretamente ao estado do Pará, que busca ampliar sua representação na Câmara dos Deputados em razão do crescimento populacional registrado nas últimas décadas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar