
O prefeito reeleito de Tucuruí nas eleições 2024, Alexandre Siqueira (MDB), anunciou, nesta terça-feira (15), que foi reconduzido ao comando da Prefeitura, após decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida suspende os efeitos do afastamento imposto pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que investiga o gestor por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020.
Afastado desde o mês de março deste ano, Alexandre Siqueira comemorou de maneira emocionada a decisão nas redes sociais e informou que tomará posse novamente nos próximos dias.
Investigação envolve distribuição de combustível
Segundo a relatora do processo no TRE-PA, Alexandre Siqueira, à época candidato à reeleição, teria promovido a distribuição indiscriminada de combustível a eleitores, em um posto de gasolina no município. O episódio ocorreu no dia 12 de novembro de 2020, supostamente durante a organização de uma carreata eleitoral.
A prática, se confirmada, pode caracterizar abuso de poder econômico e gasto ilícito de recursos de campanha, o que motivou a cassação do diploma pela Justiça Eleitoral do Pará.
Quer saber mais de política? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Apesar da recondução, o mérito da ação contra o prefeito segue em análise no STF. Da mesma forma, ele continua sendo investigado e ainda poderá ter o mandato cassado em definitivo, caso o Supremo confirme as decisões anteriores da Justiça Eleitoral.
Veja a postagem:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar