plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ALEXANDRE DE MORAES

Lei Magnitsky: o que prevê a legislação e por que Moraes havia sido incluído

Decisão do OFAC encerrou efeitos das sanções aplicadas ao ministro do STF desde julho de 2025

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Lei Magnitsky: o que prevê a legislação e por que Moraes havia sido incluído camera Moraes havia sido incluído na lista em 30 de julho de 2025, após o OFAC afirmar que decisões do ministro resultaram em detenções preventivas e limitações à liberdade de expressão. | Carlos Moura/STF

O governo dos Estados Unidos retirou, nesta sexta-feira (12), o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky. A medida foi formalizada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), responsável por aplicar e suspender penalidades financeiras e restrições contra estrangeiros.

Moraes havia sido incluído na lista em 30 de julho de 2025, após o OFAC afirmar que decisões do ministro resultaram em detenções preventivas e limitações à liberdade de expressão. À época, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, declarou que o ministro atuou de forma a promover censura e processos politizados, mencionando inclusive o ex-presidente Jair Bolsonaro como um dos alvos.

A inclusão ocorreu dias depois de o Departamento de Estado revogar o visto de entrada de Moraes e familiares, em 18 de julho. O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou então que a sanção funcionava como alerta a autoridades estrangeiras acusadas de violar direitos fundamentais.

Com a decisão do OFAC desta sexta-feira, todos os efeitos das sanções foram encerrados, incluindo o bloqueio de eventuais bens nos EUA e restrições comerciais envolvendo cidadãos e empresas norte-americanas.

O que é a Lei Magnitsky

A Lei Magnitsky foi criada nos Estados Unidos em 2012 para permitir o bloqueio de bens e a restrição de entrada no país de estrangeiros envolvidos em violações de direitos humanos ou em casos de corrupção. Em 2016, a norma foi ampliada pelo Global Magnitsky Human Rights Accountability Act, tornando-se aplicável a cidadãos de qualquer nacionalidade.

Quer mais notícias de política? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A legislação leva o nome do advogado russo, que investigou um esquema de corrupção envolvendo autoridades de seu país. Magnitsky morreu em 2009 em uma prisão em Moscou, após denunciar desvios de recursos públicos. A lei foi concebida inicialmente para responsabilizar os envolvidos em sua morte, mas posteriormente passou a abranger outras práticas, como prisões arbitrárias, tortura, execuções extrajudiciais e enriquecimento ilícito.

O que muda para Moraes e sua família?

Com a remoção de Alexandre de Moraes da lista, deixam de valer medidas como o bloqueio de ativos, a suspensão de transações financeiras em território americano e a proibição de relações comerciais com empresas e cidadãos dos Estados Unidos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias