As celebrações do dia internacional do Orgulho LGBT+, celebrado nesta quarta-feira (28), terá programações especiais por todo o estado em órgãos públicos e privados. Uma das instituições que lembram a data é o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região (TRT-8).
Por meio do Subcomitê de Diversidade, o TRT-8 realiza a partir do dia 26 ao dia 30 de junho, várias ações com o intuito de chamar atenção para os direitos LGBT+. A programação inicia nesta terça-feira (27) com o wallpaper colorindo os computadores do Regional. O Tribunal também está disponibilizando aos servidores, o curso Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa LGBT+, ministrado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) de forma virtual e já disponível na plataforma.
+ UFPA oferece curso para promoção de empregos para LGBT+
+ Hospital no Rio já faz cirurgias de redesignação sexual
No dia 28, dia internacional e oficial do Orgulho LGBT+, será realizado o hasteamento da bandeira do movimento, às 8h30, no lugar da bandeira do tribunal, que será feito pelo servidor do TRT-8, Thales Guerreiro e pela representante da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Leonora Bittencourt, membros do subcomitê. A partir das 18h, a fachada do tribunal vai receber uma iluminação especial com as cores do arco-íris.
Desde 2022, o tribunal vem intensificando suas ações com o intuito de garantir mais inclusão na sociedade. Assim, entre as iniciativas já colocadas em prática, o tribunal realiza o cadastro de currículos de pessoas LGBT+ e pessoas com deficiência, para encaminhá-las ao mercado de trabalho. Ainda em 2022, o regional realizou o webinário “A Diversidade no Mundo do Trabalho: Orgulho LGBTQIA+, desafios e ações”, o evento foi aberto ao público e também transmitido no canal do YouTube do TRT-8.
DATA
A data 28 de junho entrou para o calendário em 1967, por conta de um confronto entre policiais e um grupo de apoiadores que saíram em defesa do clube gay Stonewall Inn, localizado em Nova York. Na época, apesar da circulação de ideias progressistas, as leis contra homossexuais eram rígidas e colocavam em risco, aqueles que demonstravam afeto não heterossexual em público.
PROGRAMAÇÃO:
Curso on-line "Promoção e Defesa dos Direitos de Pessoas LGBTQIA+", já disponível.
Wallpaper colorido nas telas dos computadores - a partir do dia 26 de junho.
Hasteamento da bandeira - dia 28 de junho.
Iluminação da fachada – dia 28 de junho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar