A comunidade LGBT+ em todo o mundo continua conseguindo importantes vitórias e conquistas de direitos. Dessa vez, mais um país europeu entrou para a história ao garantir mais visibilidade a comunidade.
Na última quinta-feira (15), a Grécia aprovou a lei que autoriza o casamento homoafetivo, representando um marco histórico para a comunidade LGBTQIAPN+. Com um voto favorável de 176 dos 300 parlamentares, o país tornou-se o primeiro de tradição cristã ortodoxa a legalizar esse tipo de união.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Casamentos homoafetivos marcam o Dia da Visibilidade Trans
- Casamentos homoafetivos nunca envolveram menores de 15 anos
Além da união, a nova legislação concede aos casais homoafetivos o direito à adoção, aspecto que até então não era regulamentado na Grécia. No entanto, a lei exclui a possibilidade de casais do mesmo gênero recorrerem à barriga de aluguel, mesmo que esse serviço seja legalizado para casais heterossexuais.
A Grécia passa a integrar a lista de 37 países no mundo que permitem o casamento entre gays e lésbicas, desafiando a maioria conservadora do congresso. O partido Nova Democracia, conhecido por sua tradição conservadora, detém 158 das 300 cadeiras no parlamento.
Quer mais notícias de queer? Acesse nosso canal no WhatsApp
O primeiro-ministro Kyriákos Mitsotákis celebrou a decisão: "É um ponto de virada para os direitos humanos que reflete a Grécia contemporânea: um país progressista e democrático, firmemente comprometido com os valores europeus", afirmou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar