Um barco naufragou na madrugada deste sábado (29), nas proximidades da Boca do rio Jari, ao sair  da localidade do Porto do Grego, no município de Santana (AP) com destino à Santarém, no oeste do Pará. As informações são do portal O Estado Net. 

Segundo a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Amapá, o comandante da embarcação confirmou que há um morte e várias pessoas desaparecidas. 

Ainda de acordo com o comandante da embarcação, os passageiros caíram na água após um forte vente. Alguns, chegaram a ser resgatados por uma balsa que passava pelo local. 

Segundo a Marinha, após tomar conhecimento do ocorrido, a Capitania dos Portos enviou imediatamente uma equipe de busca e salvamento para o local do naufrágio a fim de realizar buscas aos desaparecidos. Foi instaurado um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

A embarcação denominada “ANNA KAROLINE III” está registrada junto à Autoridade Marítima. O barco é pertencente à empresa ErlonNav, de Santarém. Segundo relatos, a mesma embarcação pegou fogo há dois anos quando fazia a mesma rota. 

A Marinha do Brasil lamenta o ocorrido e incentiva a sociedade a participar ativamente no esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185 e pelo telefone (96) 3281-5480.

O Governo do Pará, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), informou que também ofereceu apoio nas buscas pelas vítimas do naufrágio, colocando à disposição três lanchas e uma embarcação com capacidade para transporte de pessoas do Grupamento Fluvial, além de um efetivo de cerca de 12 policiais entre civis e militares; duas aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública e seis mergulhadores do Corpo de Bombeiros também estarão apostos para auxiliar no resgate.

Barco naufragou e várias pessoas estão desaparecidas. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS