A incerteza do enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) deu lugar à vitória, à felicidade e à valorização da vida. Internados no Hospital de Campanha de Santarém (HCS) W.F.S, 39 anos, A.M.C.D, 86 anos, D.H.A.F, 39 anos e S.M.L.S, 62 anos, receberam alta na tarde desta sexta-feira (26), em meio à expectativa de rever a família e voltar, enfim, curados, para casa.
Como tem sido praxe, no ato da saída do hospital temporário, montado na Escola Estadual Maria Uchoa Martins, a alta hospitalar contou com a presença de familiares, músicas, balões, faixas e muita emoção. A gratidão pelo atendimento recebido dos profissionais da saúde e a valorização da vida foram preponderantes entre os quatro que venceram a Covid-19 e receberam tratamento na rede pública de saúde.
“Foi uma experiência única na minha vida. Já tive várias doenças, como câncer na cabeça e outras situações, mas essa foi uma daquelas que faz a gente mudar. Quero agradecer ao atendimento recebido na UPA e no hospital. O tratamento foi fundamental para minha recuperação. Eu andava sem máscara, pensando que era forte, e quase passei pelo vale da sombra da morte. Temos que nos cuidar e protejer que essa é uma doença do século”, relatou W.F.S, 39 anos.
“Experiência muito complicada, mas me senti apoiada e assistida. Os médicos maravilhosos me medicavam direto. Uma assistência muito boa. Me trataram muito bem. Me senti apoiada. Agora é tocar a vida. Quero me recuperar em casa e ficar com a família”, disse A.M.C.D, 86 anos.
TRANSFERÊNCIAS
Com as quatro novas altas médicas do dia, o Hospital de Campanha de Santarém acumula, até o momento, seis pacientes que venceram a Covid-19. O HCS é uma estrutura montada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Santarém e que atende todos os municípios da região oeste. A transferência dos pacientes é feita pelo Estado.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Estado já transferiu 221 pacientes com Covid-19 entre os dias 18 de janeiro e 25 de fevereiro, para conter o avanço da doença em 14 municípios da região. Desse total de remoções, 207 ocorreram por via aérea e 14 por via fluvial. Todas as transferências foram realizadas exclusivamente pela Central de Regulação da Sespa.
LEITOS
Com 60 leitos clínicos a unidade hospitalar temporária está montada na Escola Maria Uchoa Martins, no bairro Floresta, a 800 metros do Hospital Regional do Baixo Amazonas. A unidade conta com sete enfermarias, com cinco leitos cada; uma enfermaria com 16 leitos e uma sala de estabilização, com quatro leitos.
Além dos 56 leitos clínicos e 4 de estabilização do Hospital de Campanha, em Santarém o Governo do Pará também conta com o Hospital Regional do Baixo Amazonas no combate à pandemia, com a oferta de 96 leitos exclusivos para Covid-19, 71 dos quais de UTI e 25 clínicos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar