plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO MUNDURUKÂNIA 2

Duas pessoas são presas durante operação policial no Pará

A operação cumpre cinco mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal de Itaituba

Imagem ilustrativa da notícia Duas pessoas são presas durante operação policial no Pará camera No final de maio desse ano, um grupo pró-garimpo chegou a roubar mais de 830 litros de combustível e um motor de barco pertencentes à Associação das Mulheres Munduruku Wakoborũn. | Divulgação MPF

Os intensos ataques de garimpeiros ao povo Munduruku na região de Jacareacanga, sudoeste paraense, no final de maio desse ano, não só tem preocupado autoridades, como também tem exigido que equipes de segurança continuem reforçando no combate às práticas clandestinas de garimpos nas terras indígenas.

Como resultado, foi iniciada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (16), a “Operação Mundurukânia”, a segunda fase da operação para investigar garimpeiros e suspeitos de atuarem contra as forças de segurança em terras indígenas.

A operação busca também apurar os fatos ocorridos entre 25 e 27 de maio deste ano em relação às manifestações violentas com ataques contra os agentes de segurança pública que participaram da primeira fase da operação, além dos incêndios nas residências das lideranças indígenas munduruku.

LEIA TAMBÉM:

+ Polícia identifica garimpo ilegal em reserva extrativista

+ PF desarticula extração ilegal ouro no Pará

Até o momento, duas pessoas foram presas durante a operação, que cumpre cinco mandados de busca e apreensão, além de seis mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal de Itaituba, sudoeste paraense.

Operação

Participam da operação 45 policiais federais e 30 integrantes da Força Nacional, além de militares da FAB. Os crimes investigados são de associação criminosa, incêndio, atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo e coação no curso do processo, além outros crimes que venham a ser descobertos ao longo da investigação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias