plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ATENDIMENTO HUMANIZADO

Idoso de 104 anos recebe vacina contra a H1N1 em Santarém

A vacinação de Paulo Valentim de Almeida foi realizada na casa do idoso por agentes de saúde

Imagem ilustrativa da notícia Idoso de 104 anos recebe vacina contra a H1N1 em Santarém camera Foto do idoso foi autorizada pela família | Weldon Luciano - Semsa Santarém

Segundo o IBGE, nas próximas décadas, o número de pessoas maiores de 60 anos mais do que triplicará no Brasil: de 19,6 milhões em 2010, para 66,5 milhões em 2050. Assim, é preciso garantir a melhor qualidade de vida possível a estas pessoas. No atual contexto, a vacinação é fundamental.

Auxílio emergencial: Caixa conclui pagamento da 4ª parcela

Paulo Valentim de Almeida, de 104 anos, morador do bairro Aparecida, em Santarém, foi imunizado esta semana contra a H1N1. O paciente é acamado e recebeu a dose do imunizante no conforto e segurança do seu lar. Assim como Paulo, pacientes que precisam de cuidados especializados em atendimento domiciliar contam com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que atuam como agentes comunitários, e os programas Estratégia Saúde da Família (ESF) e o programa federal Melhor em Casa.

Saúde em domicílio

Em Santarém há três atuações das equipes de saúde no atendimento domiciliar.

A Estratégia Saúde da Família (ESF), que visa organizar a atenção básica de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), é um programa que conta uma equipe multiprofissional, ligada à Unidade Básica de Saúde (UBS) contemplando a população nos bairros. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, dias em que as equipes vão até as casas dos pacientes.

Há ainda os agentes comunitários de saúde, que disponibilizam orientações e vigilância em saúde para moradores em cada localidade. O agente tem um papel muito importante no acolhimento, pois faz parte da comunidade, o que facilita a criação de vínculos, propiciando o contato direto e fortalecendo a atenção básica.

Outro programa é o Melhor em Casa, do governo federal, administrado em Santarém pela Prefeitura. Neste, a equipe multiprofissional dedica-se aos atendimentos de alta e média complexidade, ou seja, pacientes acamados que estejam em situação de internação. As visitas são agendadas de segunda a sexta-feira. Cada paciente recebe pelo menos uma visita semanal, ficando um profissional de sobreaviso para casos de emergência. Os pacientes atendidos são encaminhados pela atenção básica ou por hospitais.

Vacinação de idosos contra a Covid-19

Sete pacientes, sendo dois idosos e cinco de outras faixas etárias, já foram vacinados em casa contra a Covid-19.

De acordo com o levantamento da Vigilância Epidemiológica, em todo o município, 8.163 doses foram aplicadas em idosos com 80 anos ou mais, sendo 4.379 com a primeira dose, dos quais 3.519 já receberam a segunda dose.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias