plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
INVESTIGAÇÃO

Morte pode ter sido causada pela “urina preta” no Pará

A direção do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) informou que recebeu ontem (6), um homem com sintomas semelhantes aos da doença da “urina preta”.

Imagem ilustrativa da notícia Morte pode ter sido causada pela “urina preta” no Pará camera Genivaldo Cardoso de Azevedo morreu na madrugada desta terça-feira (7), no Hospital Municipal de Santarém. | Reprodução

A doença de Haff é conhecida como doença da "urina preta", de origem ainda misteriosa. Especialistas suspeitam que a doença seja causada por uma bactéria, o que ainda é considerado pouco provável. A hipótese mais aceita é que a doença seja causada por algum tipo de toxina, ainda não identificada, que contamine e permaneça ativa no alimento cru ou até mesmo cozido, frito ou assado. Somente no Amazonas a doença a "urina preta" infectou 44 pessoas. De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, uma pessoa morreu em decorrência da doença.

Idosa bolsonarista ameaça manifestantes em Belém; assista!

Confira o que abre e o que fecha neste feriado

No Pará, médicos investigam o que pode ser o primeiro caso da doença no Estado. A morte do mototaxista Genivaldo Cardoso de Azevedo, na madrugada desta terça-feira (7), no Hospital Municipal de Santarém, no baixo amazonas. A suspeita é que ele possa ter sido vítima da doença.

Através de nota, a direção do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) informou que recebeu ontem (6), um homem com sintomas semelhantes aos da doença da “urina preta”. Sendo assim o primeiro caso suspeito no Estado.

“O homem de 55 anos chegou com quadro clínico delicado, recebeu todo atendimento da equipe médica da estabilização do HMS, mas não resistiu e infelizmente morreu no início da manhã de hoje. Por se tratar de um caso suspeito da doença de Haff, os órgãos competentes foram acionados para seguir os protocolos técnicos”, diz a nota.

Segundo a família, Genivaldo consumiu peixe no último domingo (5), e no mesmo dia passou mal, chegou a ser levado a uma unidade hospitalar e após ser atendido e medicado foi liberado. já na segunda (6), os sintomas começaram a se agravar e a família o levou para HMS, onde ficou internado e morreu.

A reportagem do DOL entrou em contato com a Sespa e aguarda um posicionamento.

Quais são os sintomas?

Os sintomas costumam aparecer entre duas e 24 horas após o consumo de peixe ou crustáceos. Além dos incômodos sentidos pelo corpo e a coloração escura da urina, o quadro pode causar insuficiência renal. Isso acontece devido os músculos, quando lesionados, liberarem uma substância chamada mioglobina no sangue, o que pode prejudicar os rins (e também é responsável pelo xixi preto). As sequelas mais graves só costumam acontecer caso o paciente não tenha cuidado rápido e eficiente.

Outras sintomas comuns são a falta de ar, dormência e perda da força do corpo. Exames podem ser pedidos para confirmar o diagnóstico, mas como não se sabe o que causa a doença, o importante é ouvir o histórico dos pacientes.

É recomendado que um profissional de saúde seja procurado assim que os sintomas surgirem.

Tratamento

É feto com base nas consequências que a doença deixou. Os pacientes geralmente ficam internados e são tratados com reposição de fluidos e suporte intensivo ou semi-intensivo. Os profissionais de saúde buscam amenizar sintomas como dores, falta de ar, além de auxiliar a situação dos rins com aparelhos, quando necessário. Caso o paciente apresente um quadro leve, os indícios da doença somem em alguns dias, sem a necessidade de internação ou uso de aparelhos médicos. No entanto, passar por uma avaliação médica é essencial.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Santarém

Leia mais notícias de Santarém. Clique aqui!

Últimas Notícias