O equilíbrio do meio ambiente é fundamental para manter a vida na Terra, contando também com o cuidado de rios e mares. Recentemente um caso de mortandade de peixes e outros animais preocupou moradores de Santarém.
Nesta quarta-feira (27), o Governo do Pará informou que equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Defesa Civil estão em Santarém, na região Oeste do Pará, para apurar as causas dessas mortes, além dos impactos causados aos moradores da comunidade, pescadores e outras áreas do município.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Vídeo dramático: peixes morrem por seca extrema em Alenquer
- Vídeo: mortandade de peixes é investigada pela polícia
Entre os dias 11 e 23 de novembro de 2024, a região de Urucurituba, situada na Várzea, enfrentou um grande problema ambiental quando milhares de peixes de diversas espécies, incluindo o pirarucu, morreram, tornando impossível o aproveitamento da carne para consumo humano.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segundo a Folha de São Paulo, a mortandade afetou também arraias, jacarés e tartarugas. Foi necessário resgatar quelônios que lutavam para sobreviver em águas desprovidas de vida e transportá-los para poças que ainda resistiam ao calor e à falta de chuvas. Durante vários dias, os moradores da comunidade se dedicaram a realizar essa transferência.
O @governopara está em Santarém, região Oeste do Estado!! Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Defesa Civil estão visitando a comunidade Igarapé do Costa, localizada na área de várzea do município, para apurar a morte de peixes registrada esta semana e também os…
— Governo do Pará (@GovernoPara) November 27, 2024
Mais informações e atualizações sobre o caso serão divulgadas em breve.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar