
Em um mundo cada vez mais conectado, o acesso à internet deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade básica. No entanto, milhões de pessoas ainda vivem sem essa transformação. É nesse contexto que ganha importância o conceito de inclusão digital, um esforço coletivo de governos, empresas e sociedade civil para garantir que ninguém fique para trás na era da informação.
O Prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, assinou na tarde de quinta-feira (25), na sala de reuniões, a ordem de serviço (OS) para a instalação de rede Wi-Fi em 15 locais públicos da cidade. A iniciativa marca o início do Programa Santarém Conectada, que oferecerá internet gratuita e de qualidade à população, democratizando o acesso ao ambiente digital.
O Programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Inovação e Tecnologia (Semdec), tem como objetivo ampliar a inclusão digital, facilitar o acesso a serviços eletrônicos, além de impulsionar atividades culturais, turísticas e de negócios no município.
“A internet é uma janela para o mundo. São infinitas as possibilidades que ela abre, desde estudar, desenvolver pesquisas e trabalhar, até buscar alternativas de renda, empreender e acessar serviços da Prefeitura. Esse programa representa uma verdadeira inclusão social, permitindo que mais pessoas possam se desenvolver culturalmente, turisticamente e economicamente”, ressaltou o Secretário Michell Martins.
Conteúdos relacionados:
- Policlínica de Santarém abre 120 vagas para todos os níveis
- Homem cai de canoa e morre em rio da cidade de Santarém
Inicialmente, os 15 pontos de acesso serão instalados em áreas estratégicas: Praça do Pescador, Praça de Eventos, Praça Júlia Passarinho, Praça do Santíssimo, Praça Barão de Santarém, Praça da Nova República, Praça Mirante do Saubal, Praça do Santarenzinho, Praça Tiradentes, Praça Fortaleza do Tapajós, Parque da Cidade, Complexo Esportivo e de Lazer do Parque, Mercadão 2000 (frente), Mercado Modelo (frente) e Praça Sete de Setembro, em Alter do Chão.
De acordo com Michell, a previsão é que todos os pontos estejam ativos em até 45 dias. Ele também ressaltou que novas fases do programa serão implementadas gradualmente, ampliando o alcance do serviço para outros bairros e comunidades. A meta é que até julho de 2026 mais de 50 pontos estejam funcionando.
O prefeito José Maria Tapajós lembrou que a iniciativa atende a um compromisso de campanha e reforça a prioridade da gestão em aproximar a administração municipal da população.
“Estamos dando um passo importante para reduzir desigualdades e ampliar oportunidades. O ‘Santarém Conectada’ é um investimento no futuro da nossa cidade e no bem-estar dos santarenos”, afirmou.
O Deputado Federal Henderson Pinto, responsável pela emenda que garantiu parte do investimento, destacou a importância da iniciativa. “É gratificante ver um recurso que lutei para trazer sendo transformado em oportunidades reais para a população. A internet conecta pessoas, promove educação, cultura e desenvolvimento econômico. Este programa é um passo importante para o futuro de Santarém”, ressaltou.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
A empresa Interligue Telecomunicações Ltda. será responsável pela implementação, fornecimento, operação e manutenção da rede, além da integração dos pontos de acesso. O contrato, com vigência de quatro anos (agosto de 2025 a agosto de 2029), é no valor de R$ 9,74 milhões.
O ato de assinatura da OS contou com a presença do vice-prefeito Carlos Martins, do Deputado Estadual João Pingarilho, além de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar