plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 22°
cotação atual R$


home
GRIPE

 Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada

O Ministério da Saúde vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Agora, o início será no dia 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril, como nos anos anteriores. Foram encomendadas mais de 75 milhões de doses. A meta é pr

twitter Google News

O Ministério da Saúde vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Agora, o início será no dia 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril, como nos anos anteriores. Foram encomendadas mais de 75 milhões de doses. A meta é proteger ao menos 67 milhões de brasileiros. No Pará, estão sendo montadas as estratégias para que essas doses possam chegar aos 144 municípios até a data prevista.

A antecipação é uma estratégia do Ministério da Saúde por conta da confirmação dos casos de infecção pelo Covid-19 no Brasil. “Não é que a vacina contra a gripe previna contra o coronavírus. Não é isso. A questão é que os sintomas das duas infecções são semelhantes e a vacina, além de proteger contra a gripe, ajuda a descartar essa doença em casos suspeitos do coronavírus”, esclarece a diretora de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Ana Lúcia Ferreira.

Ela destaca que o Ministério, os estados e os municípios têm reunido forças para divulgar a importância da vacinação e combater as notícias falsas que incentivam a não vacinação.

“Estamos trabalhando principalmente para combater as notícias falsas no que se refere a vacinação. O Ministério da Saúde, inclusive, está com uma página na internet destinada a fazer esclarecimentos sobre esse tipo de notícia. Além disso, estão sendo intensificadas as ações educativas nas escolas informando sobre a importância de se vacinar para proteger não apenas a si mesmo, mas também aquelas pessoas que, por alguma razão, não podem se vacinar, porque quanto mais pessoas se vacinarem, menor será o risco de transmissão do vírus”, explica.

Ela explica que este ano houve um acréscimo relevante no público-alvo prioritário da vacinação. “Além dos idosos a partir de 60 anos, adultos entre 55 e 59 anos também terão direito a receber uma dose nos postos de saúde”.

PÚBLICO

Além destes, a vacina se destina a crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); trabalhadores da área de saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e profissionais de forças de segurança.

Para ter acesso a vacina nos postos, é preciso levar um documento de identificação e o cartão de vacinação, ou o cartão SUS se a pessoa tiver. “No caso de professores, pessoas com doenças crônicas, por exemplo, é preciso levar algum comprovante dessa condição”, diz.

A diretora ressalta, no entanto, que as doses da vacina destinadas ao Pará, que deverão ser enviadas pelo Ministério da Saúde, ainda não chegaram. “Por isso, estamos estudando a estratégia que será usada para fazer chegar essas doses a todos os municípios do Estado, que é imenso”.

Calendário de vacinação contra a gripe divulgado pelo Ministério da Saúde

- A partir de 23 de março: Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde

- A partir de 16 de abril: professores e profissionais das forças de segurança e salvamento

- A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais

- Dia 9 de maio: Dia D de vacinação contra a influenza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!