plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
2021

Receita abre consulta ao 2º lote de restituição do IR

A consulta poderá ser feita a partir das 10h desta quarta-feira (23)

Imagem ilustrativa da notícia Receita
abre consulta ao 2º lote de restituição do IR camera O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda | Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

A Receita Federal comunicou a liberação à consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021 a partir das 10h desta quarta-feira (23). O pagamento contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2020.

O crédito bancário para 4,2 milhões de contribuintes será realizado no dia 30 de junho, no valor total de R$ 6 bilhões.

Receberão neste lote contribuintes que têm prioridade legal, sendo 97 mil idosos acima de 80 anos, 779,7 mil entre 60 e 79 anos, 54,2 mil com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 385,6 mil profissionais da educação.

Serão contemplados ainda 2,9 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 21 de março.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a central de relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, ele deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos" e clicar em "Meu Imposto de Renda" e, depois, em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias