plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ABSURDO

Conta de energia elétrica deve subir no Pará em agosto

Prepare o bolso, pois a Aneel deve autorizar reajuste no Estado, mesmo que sejamos um dos maiores produtores do País no setor

Imagem ilustrativa da notícia Conta de energia elétrica deve subir no Pará em agosto camera No ano passado, em plena pandemia, foi aprovado reajuste de 2,68% | Ricardo Amanajás

O consumidor paraense deverá pagar mais caro na conta de luz a partir de agosto. A Equatorial Energia Pará enviou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) os dados dos custos operacionais da distribuidora no Estado, para que possa subsidiar a agência nos cálculos do reajuste. A partir de então, a Aneel definirá o reajuste, levando em consideração os dados repassados pela empresa e considerando a inflação do período. Um eventual reajuste afetaria o orçamento de 2,7 milhões de clientes da empresa.

Em agosto do ano passado, a Agência aprovou um reajuste médio de 2,68% para as tarifas de energia da Equatorial Energia. A tarifa para os consumidores residenciais subiu 2,97%. Já a tarifa das indústrias, que são atendidas em alta tensão, ficou 0,44% mais cara.

Segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) à época, o aumento na tarifa foi maior que a inflação estimada para os últimos 12 meses até agosto, que era de 2,5%. Foi a 22ª revisão tarifária de energia elétrica autorizada pela Aneel ao Pará desde a privatização da distribuidora Celpa, em 1998, durante o governo de Almir Gabriel (PSDB). Desde então, o aumento da tarifa de energia no Pará foi de 660%, enquanto a inflação no período foi de 272%.

AÇÃO

Atualmente, o País está sob bandeira vermelha na conta de luz no patamar 2, o mais elevado, o que por si só encarece bastante a conta. Recentemente, o Governo do Pará, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), deu entrada com Ação Civil Pública (ACP) na Justiça Federal, requerendo a suspensão dos efeitos do bandeiramento tarifário vermelho nas contas de energia elétrica, autorizado pela Aneel em maio. Na Ação, o Estado requer também que a Justiça determinasse à empresa Equatorial Energia que não aplique o reajuste de R$ 6,243 por cada 100 kwh às unidades consumidoras paraenses.

O Estado possui duas das mais importantes hidrelétricas do País, sendo um dos que mais produzem energia. “Para ter ideia, 11% da energia consumida por toda a população brasileira são provenientes das centrais geradoras de energia existentes no Pará. No entanto, 82% de toda a energia produzida no nosso Estado vão para outros Estados e, ainda assim, pagamos a segunda energia mais cara do Brasil”, reiterou o procurador-geral do Pará, Ricardo Sefer, na ocasião.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias